Os clubes portugueses ficaram no quarto lugar no que diz respeito às receitas obtidas com as vendas realizadas no mercado de transferências deste verão. Por outro lado, foram os terceiros que mais jogadores compraram e os sétimos que mais dinheiro investiram neste âmbito, de acordo com os dados revelados num relatório da FIFA, divulgado esta terça-feira.
Entre o dia 1 de junho e a última segunda-feira, último dia em que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aceitou inscrições de jogadores, os clubes nacionais realizaram vendas na ordem de 448 milhões de euros, o que coloca Portugal na quarta posição em todo o mundo. Em causa está um acréscimo face às receitas de 292 milhões no verão de 2023 que, naquela altura, deixaram a liga no sétimo posto.
Também neste mercado de transferências, os 18 clubes do principal escalão do futebol português compraram os passes de 394 futebolistas. Trata-se de um decréscimo de 8 face ao ano passado, que coloca Portugal na terceira posição, só atrás dos campeonatos de Inglaterra (526) e Brasil (412).
Em simultâneo, a Liga afirmou-se como o sétimo maior gastador. Em causa está um total na ordem de 227,9 milhões de euros, que deixa Portugal uma posição acima do observado há um ano (quando foram alcançados os 202,2 milhões de euros).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com