[weglot_switcher]

CMS e PLMJ assessoram primeira emissão de ‘green bonds’ da REN

A PLMJ e a Clifford Chance, através dos escritórios de Madrid e Amesterdão, apoiaram a energética e a CMS Rui Pena & Arnaut os bancos na perspetiva portuguesa.
21 Abril 2021, 19h18

As sociedades de advogados PLMJ, CMS e Clifford Chance assessoraram juridicamente a primeira emissão de green bonds da REN – Redes Energéticas Nacionais no valor de 300 milhões de euros.

A dívida ‘verde’ emitida tem maturidade de oito anos e insere-se na estratégia de financiamento de longo prazo da empresa, que está assente na sustentabilidade, sendo que o financiamento destina-se a ativos sustentáveis, em conformidade com o “Green Finance Framework” divulgado em fevereiro.

Já a CMS Rui Pena & Arnaut (CMS RPA) assessorou os bancos na perspetiva portuguesa, numa equipa encabeçada pelo sócio Francisco Xavier de Almeida, responsável da área de Mercado de Capitais, e constituída ainda pelo associado sénior David Luzia Apolónia, o associado Pedro Fernandes Nunes e o advogado estagiário Francisco Verdelho.

“Participar nesta transação, que representa mais um passo do nosso mercado de capitais rumo a um modelo mais sustentável, é um prazer. Estamos muito satisfeitos por termos assessorado nesta operação, em linha com o posicionamento da CMS, a nível nacional e internacional”, disse Francisco Xavier de Almeida.

Do lado da PLMJ, a operação foi liderada pelo sócio André Figueiredo, do departamento de Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais. No trabalho de assessoria participou ainda a sócia Raquel Azevedo, o associado sénior Alexandre Norinho de Oliveira e os associados Pedro Roque Coelho e Sara Asseiceiro.

“O foco na sustentabilidade é hoje incontornável no mercado de capitais, e o acompanhamento deste tema é algo em que a PLMJ tem sido pioneira. Foi por isso um enorme prazer acompanhar a REN no caminho – que na verdade vem sendo trilhado há bastante tempo – que permitiu atingir este extraordinário resultado na sua primeira emissão de green bonds, diversificando a sua base de investidores e dando um sinal claro de comprometimento com a sustentabilidade ambiental”, afirmou André Figueiredo.

Na Clifford Chance, a operação foi chefiada a partir de Madrid pelo sócio Antonio Henriquez, de Mercado de Capitais, que trabalhou em estreita colaboração com o sócio Jurgen van der Meer, do escritório de Amsterdão. A equipa foi ainda apoiada por por Stacey Zverev, associada sénior de Mercado de Capitais (Madrid), os associados Tom Smeele e Nolan Groenland e o advogado estagiário Onur Danismant (Amsterdão).

https://jornaleconomico.pt/noticias/ren-paga-05-para-emitir-300-milhoes-na-primeira-emissao-de-divida-verde-724826

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.