[weglot_switcher]

CMVM alerta que empresas de youtuber David GYT não estão autorizadas em Portugal

As empresas detidas por David Soares – Global Youth Trading, Wevesting, Juventude Global e páginas do Instagram com o nome de David GYT – “não se encontram legalmente habilitadas para realizar publicidade ou prospeção de clientes dirigidas à celebração de contratos de intermediação financeira”.
26 Março 2021, 16h01

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) veio hoje alertar que várias empresas do youtuber conhecido por David GYT não estão autorizadas a operar em Portugal.

As empresas detidas por David Soares – Global Youth Trading, Wevesting, Juventude Global e páginas com o nome de David GYT – não tem autorização para atuar no mercado português.

O regulador de mercado diz que estas empresas não autorizadas nem registadas “junto da CMVM para o exercício de qualquer atividade de intermediação financeira em Portugal, conforme o disposto nas alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 295.º do Código dos Valores Mobiliários”.

Os websites referidos pela CMVM são: https://www.globalyouthtrading.com/ e www.wevesting.com.

No Instagram, o regulador aponta para as páginas: https://www.instagram.com/davidgyt_/ e https://www.instagram.com/wevesting/.

“A CMVM adverte também que as referidas entidades não se encontram legalmente habilitadas para realizar publicidade ou prospeção de clientes dirigidas à celebração de contratos de intermediação financeira”, avisa o regulador liderado por Gabriela Figueiredo Dias.

O regulador recomenda aos interessados a consultar o seu site para verificar se determinada entidade está devidamente licenciada para operar no mercado. “Para assegurar que uma determinada entidade que oferece serviços de investimento em instrumentos financeiros está autorizada a exercer atividade em Portugal deve consultar a lista de intermediários financeiros autorizados (através deste link) ou a lista de entidades habilitadas a prestar serviços financeiros em Portugal em regime de Livre Prestação de Serviços (LPS) (através deste link)”.

A CMVM também alerta que “todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com a entidade acima identificada, poderão contactar a CMVM através dos Contactos Gerais, por contacto telefónico 213177000 ou por e-mail para cmvm@cmvm.pt ou, ainda, através do Apoio ao Investidor, por contacto telefónico 800 205 339 (linha verde), ou por e-mail para cmvm@cmvm.pt.”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.