[weglot_switcher]

CMVM proíbe venda a descoberto temporária das ações da PT

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje a proibição temporária de vendas a descoberto das ações da Portugal Telecom SGPS (PT SGPS), no dia em que os títulos caíram mais de 19%. Em comunicado, a CMVM adianta que o Conselho Direto deliberou a “proibição temporária de vendas a descoberto das ações da […]
7 Janeiro 2015, 20h14

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje a proibição temporária de vendas a descoberto das ações da Portugal Telecom SGPS (PT SGPS), no dia em que os títulos caíram mais de 19%.

Em comunicado, a CMVM adianta que o Conselho Direto deliberou a “proibição temporária de vendas a descoberto das ações da Portugal Telecom”, o que tem efeitos “a partir das 00:00 de 08 de janeiro de 2015 até às 23:59 do mesmo dia”.

Esta proibição “não é aplicável à atividade de criação de mercado”, acrescenta.

As ações da Portugal Telecom foram as que mais perderam na praça portuguesa, ao terem desvalorizado 19,48% para 0,65 euros, um dia depois de CMVM ter pedido a realização das buscas nas instalações da administração da PT SGPS e a cinco dias da assembleia-geral que vai decidir a venda da PT Portugal.

A forte queda do preço das ações da PT SGPS, que detém a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espirito Santo (GES), e uma participação na brasileira Oi, acontece em vésperas da reunião magna de acionistas, convocada para 12 de janeiro.

Esta assembleia-geral visa aprovar, ou não, a venda da PT Portugal (que tem a Meo, Sapo, entre outros) ao grupo francês Altice, ativos que estão nas mãos da Oi desde maio do ano passado.

OJE/Lusa

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.