[weglot_switcher]

Cobertura de rede da dstelecom vai expandir-se até 1,2 milhões de casas

A empresa liderada por José Teixeira prevê chegar até 1,2 milhões de casas, sendo esta fase de desenvolvimento focada nas zonas de menor densidade populacional.
13 Julho 2019, 14h19

A dstelecom anunciou este sábado ter entrado numa “terceira fase de desenvolvimento” da sua rede, após acordos celebrados com a Nos e Vodafone que lhe permitirão aumentar a cobertura nacional. A empresa liderada por José Teixeira prevê chegar até 1,2 milhões de casas, sendo esta fase de desenvolvimento focada nas zonas de menor densidade populacional.

“Com o acordo alcançado com a Vodafone e a Nos, a dstelecom impulsará a terceira fase de desenvolvimento da sua rede de banda larga focada nas zonas de menor densidade populacional, que continuará a ser explorada de forma transparente e aberta a todos os operadores que partilhem os mesmos princípios de sustentabilidade e cooperação”, informou a empresa, em comunicado enviado às redações.

O presidente da dstelecom, José Teixeira, destaca a importância destes acordos para a “eliminação de barreiras geográficas”, de modo a permitir que todos os portugueses possam “interagir com o novo mundo digital através das redes de comunicações mais modernas, abertas e abrangentes”. “Esta expansão é um passo decisivo na construção de um país mais coeso e inclusivo, através de uma infraestrutura crítica para o nosso desenvolvimento cultural, económico e social”, sublinha.

Na sexta-feira, a Vodafone e a NOS já tinham anunciado que tinha chegado a dstelecom. Com esta parceria, a Vodafone “passará a servir mais de 5,3 milhões de casas passadas com rede de última geração”. Já o contrato com a Nos prevê a utilização exclusiva da rede de fibra ótica construída pela dstelecom em detrimento de qualquer outra rede de fibra ótica existente ou a existir nesses territórios. O contrato terá uma duração de 20 anos e abrangerá entre 900 mil e 1,2 milhões de casas a construir em zonas do território nacional.

Citado na nota da Vodafone Portugal, o seu presidente executivo, Mário Vaz, refere que a sua empresa “sempre defendeu um modelo de coinvestimento e de parcerias para as redes fixas de nova geração”.

A Nos, de acordo com o a sua nota de sexta-feira, acredita que este acordo “permitirá aumentar significativamente a cobertura das suas redes fixas em Portugal em regime de concorrência, garantindo que um maior número de portugueses beneficie das ofertas de vários operadores de comunicações”.

Desde 2008, que a dstelecom diz desenvolver um  conceito inovador de operador de operadores, tendo investido desde então mais de 150 milhões de euros na exploração de redes de fibra ótica de acesso aberto em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.