[weglot_switcher]

Cofina será ponto de viragem para a carreira empresarial de Cristiano Ronaldo

O futebolista já faz planos para o final de carreira e a entrada no sector dos media representa um momento de viragem no percurso do investidor Cristiano Ronaldo. O português poderá mudar-se em definitivo para Portugal e está a sediar os seus negócios no país natal.
Contrato vitalício com a Nike
3 Julho 2023, 07h30

A possível entrada de Cristiano Ronaldo como acionista da Cofina Media, notícia avançada pelo Jornal Económico na passada sexta-feira, poderá ser um ponto de viragem para a carreira de empresário daquele que é considerado o maior futebolista português de todos os tempos. O jogador está a pensar na vida pós-futebol e está a sediar todos os seus negócios em Portugal, com o investimento previsto na Cofina Média – na ordem das dezenas de milhões de euros – a ser um dos mais significativos no seu portfólio.

Tal como o Jornal Económico avançou, o futebolista está em negociações avançadas para ser acionista de 20 a 30% do capital da Cofina Media no âmbito do Management Buy Out (MBO) conduzido pelo administrador executivo Luís Santana. A Livrefluxo, de Domingos Matos, acionista fundador da Cofina, que detém 12% da empresa, poderá ser também um dos investidores, tal como disse o administrador da empresa, Mário Leite da Silva, em entrevista ao JE.

O grupo de comunicação que detém títulos como o diário “Correio da Manhã”, o “Jornal de Negócios”, a revista “Sábado” e o canal “CMTV” viu a negociação das ações ser suspensa na sexta-feira na sequência de notícias a propósito da entrada de Cristiano Ronaldo na operação de MBO à Cofina Media, no momento em que estes títulos valorizavam 16%.

Nessa sequência, a Cofina esclareceu a CMVM de que a 27 e 28 de junho teria recebido uma “oferta vinculativa e uma oferta vinculativa revista, respetivamente, para a aquisição da totalidade das ações representativas do capital da Cofina Media.

Primeiro dia do resto da vida empresarial de CR7 

Apesar de ter assumido desde cedo uma propensão para os negócios, o JE sabe, de acordo com fontes próximas ao processo, que a entrada no capital da Cofina Media representa uma mudança importante na natureza empresarial do “investidor” Cristiano Ronaldo.

Apesar de ter um património empresarial bem desenvolvido em áreas tão díspares como o turismo, imobiliário, moda, no sector financeiro mas também na estética e mais recentemente nas águas, a chegada com goleador português ao universo dos media pode também significar uma maior proximidade de Cristiano Ronaldo com o país que o viu nascer.

Cristiano Ronaldo (que tem contrato com o clube saudita Al Nassr até 2025 e que planeia ainda estar no Europeu de futebol em 2024) está a equacionar estabelecer-se em definitivo em Portugal e já está a fazer planos para quando terminar a carreira. Assim, o futebolista vai querer acompanhar de perto a sua posição acionista num dos grupos de media mais significativos do país.

“O Cristiano Ronaldo, o melhor futebolista de sempre, um atleta de exceção e um português de referência de quem muito nos devemos orgulhar como Nação, com valores como a exigência, o rigor, o trabalho e a resiliência, vir a participar num grande projecto de media que partilha os mesmos valores, será sempre, naturalmente, um grande motivo de satisfação e orgulho para a equipa que está a desenvolver o Management Buy Out da Cofina Media, a apresentar aos acionistas”, disse o gestor Luís Santana em declarações ao JE.
Da Madeira para o mundo
Natural da Madeira, Cristiano Ronaldo fez questão de se lançar como investidor a partir da sua “terra natal” e logo no ramo da hotelaria. A partir de uma parceria com o Grupo Pestana, CR7 começou com a insígnia Hotéis Pestana CR7 Lifestyle e com duas unidades: uma na Madeira e outra unidade em Lisboa. Claro que Madrid não poderia ficar fora dos investimentos, sendo a terceira cidade a receber um hotel com a insígnia do futebolista.
Na mesma lógica, e aproveitando a forma física que é uma das imagens de marca do craque português, Cristiano Ronaldo fez também uma parceria com uma cadeia de ginásios, a norte-americana Crunch. E assim nasceu a cadeia de ginásios CR7 Fitness by Crunch. A cadeia começou por abrir em Espanha mas está prestes a chegar a Portugal com dois ginásios: Lisboa e Porto.
O investimento numa linha de moda era algo essencial para Cristiano Ronaldo. Foi a partir deste conceito que surgiu a CR7 Footwear (lançada em 2015), a CR7 Underwear (em 2013), a Cristiano Ronaldo Legacy (em parceria com Eden Parfums). Nota para a criação da Insparya (clínica de transplante capilar que o jogador abriu em Madrid em março de 2019) e no investimento no negócio das águas minerais.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.