[weglot_switcher]

Colin Huang e Ken Griffin ocupam o 35.º lugar dos mais ricos do mundo

Os fundador da Temu e Citadel, respetivamente, têm ambos com uma fortuna de 37,3 mil milhões de euros.
Temu
28 Maio 2025, 07h00

Colin Huang e Ken Griffin ocupam a 35.ª posição no ranking dos bilionários mundiais da revista Forbes Internacional. De acordo com a revista, os empresários têm uma fortuna avaliada em 37,3 mil milhões de euros.

Colin é um empresário chinês que fundou a PDD Holdings, uma empresa de e-commerce chinesa que mais tarde foi renomeada como Pinduoduo. Apesar de ser uma plataforma de peso no mundo oriental, no ocidental não é tão famosa; contudo, esta empresa é a operadora da plataforma Temu, que desde 2022 tem vindo a ganhar espaço no comércio online.

O empresário deixou a liderança da empresa em 2021, mas ainda é um dos maiores acionistas.

Esta não foi a primeira empresa que Colin fundou, uma vez que já se tinha aventurado na criação da companhia de jogos online Xinyoudi e da plataforma de e-commerce Ouku.co.

Enquanto o empresário chinês fez a sua fortuna no setor tecnológico, Ken optou pelo setor financeiro, fundando a Citadel, uma das maiores firmas de investimento alternativo do mundo.

A paixão pelo investimento começou em 1986, a partir do seu dormitório em Harvard. No ano seguinte, o empresário lançou um pequeno hedge fund que utilizava análises quantitativas emergentes para ajudar na tomada de decisões de investimento. Quatro anos depois, fundou a Citadel.

A empresa foi criada com o propósito de equipar indivíduos com análises quantitativas avançadas e softwares poderosos para abrir oportunidades nos mercados de capitais globais. Atualmente, a empresa emprega mais de três mil profissionais e administra mais de 60 mil milhões em capital de investimento.

Ken Griffin é também fundador e presidente não executivo da Citadel Securities, uma das principais formadoras de mercado do mundo. Com uma paixão pela filantropia, o empresário já doou mais de dois mil milhões de dólares para a promoção de iniciativas de educação, oportunidades e ciências da saúde que transformam significativamente a vida das pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.