O curriculum vitae (CV) continua a ser uma das ferramentas mais importantes para garantir uma entrevista de emprego e potencialmente ser recrutado. É importante que este seja eficaz na transmissão das suas competências e conhecimentos de modo a que o transforme num forte candidato. Mas, como deve ser estruturado? Que informação deve conter? O que deve ou não escrever? Conheça as 10 dicas da empresa de Recursos Humanos Adecco para criar um CV de excelência.
Antes de começar a criar o seu CV, é importante que perceba o perfil do candidato perfeito para a vaga em questão. Quanto mais eficazmente responder a essa procura, mais chances terá de garantir uma entrevista de emprego.
Se não tiver o perfil do candidato perfeito, não desperdice nem o seu tempo, nem o do recrutador. Foque-se em realçar as suas reais capacidades e competências, de preferência aquelas que vão ao encontro do que o recrutador procura.
Pode parecer óbvio, mas segundo a Adecco, este costuma ser um erro comum. Coloque todos os seus contactos atualizados (nome, morada, telemóvel e email) e de forma a serem facilmente detetáveis. Se tiver um website, que possa adiconar valor ao seu CV, inclua essa hiperligação na lista de contactos.
Não se esqueça de que o recrutador tem uma procura objetiva e tem duas questões mentalizadas: Será que esta pessoa consegue desempenhar o cargo anunciado? Terá o perfil adequado para se integrar na empresa? Apresente uma breve, mas forte, declaração que sintetize os seus atributos pessoais e profissionais com foco no que tem para oferecer à empresa. Se optar por referir que coordenou uma equipa, apresente os resultados que daí surgiram. Por exemplo, melhorou as suas capacidades de produtividade ou liderança?
Cada proposta é diferente. Faça várias versões do seu CV para estarem o mais adequado possível às ofertas do seu interesse. Por exemplo, se alguma pedir experiência em cargos de comunicação, coloque as suas competências na área em destaque.
A aparência estética de um CV é um fator que deve ter em consideração. Limite o seu CV em apenas uma página, quanto mais simplificado e objetivo for, melhor. Aposte por espaços brancos e margens largas. O ideal é que o leitor consiga analisar o seu CV sem se sentir exausto. Escolha uma única tipográfica para o corpo do texto, sendo que o tamanho da letra deva ficar entre o 10 e o 12. Opte pelo negrito para os título invés da caixa alta, e para o seu tamanho aposte no 16.
Mantenha a informação concisa e livre de jargões ou “calão”. Use frases curtas e bullet-points e não se refira a si mesmo como “Eu” ou pelo nome. Independentemente da língua que opte para escrever o seu CV, verifique sempre a ortografia e a gramática no final para que não constem erros.
Seja criativo no seu CV, e se a área a que se candidata o permitir, então utilize isso a seu favor. Para além disso convencer o recrutador das suas capacidades, poderá fazer com que o seu CV se destaque dos outros potenciais candidatos.
Os recrutadores geralmente estão interessados nos seus empregos mais recentes, então concentre-se nas suas duas últimas posições embora possa querer destacar papéis anteriores se forem relevantes para o cargo em causa. Comece pela sua posição mais recente até à mais antiga. Indique o cargo, a data de início e fim, nome da empresa e uma breve descrição de quais foram as suas responsabilidades. Caso tenha sido promovido dentro da mesma empresa, destaque isso como uma posição distinta e com uma respectiva descrição.
Apesar de não ser obrigatório, poderá incluir os nomes e contactos das suas referências no seu currículo. Caso decida integrar referências no seu CV, informe-as de um eventual contacto da empresa a que se candidata.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com