[weglot_switcher]

Colquímica Adhesives vence grande Prémio Inovação na Internacionalização da COTEC-WTC

A Colquímica Adhesives, de Valongo, venceu a categoria de sMidCap e também o grande prémio da COTEC-WTC.
Colquímica Adhesives
Colquímica Adhesives
2 Dezembro 2024, 20h08

A Colquímica Adhesives foi a grande vencedora da primeira edição do Prémio Inovação na Internacionalização da COTEC com o World Trade Center (WTC). O galardão foi entregue esta segunda-feira e destaca a empresa de Valongo, de fabrico de colas industriais termofusíveis, pela sua trajetória de crescimento internacional robusto, a contribuição das suas unidades internacionais e ainda a capacidade de inovação.

Entre cinco categorias e um grande vencedor, foram várias as empresas que se destacaram na primeira edição deste prémio que visa reconhecer a visão estratégica das empresas e a inovação aquando do processo de expansão internacional.

“A primeira edição do Prémio Inovação na Internacionalização superou as nossas expectativas com o número e qualidade das candidaturas, o que tornou uma tarefa exigente a selecção dos nomeados e escolha dos vencedores no espírito do prémio. O júri fez um excelente trabalho ao escolher histórias inspiradoras de crescimento e expansão internacional, de criação de vantagens diferenciadoras, relacionamentos profícuos com clientes e fornecedores e, acima de tudo, grande talento, persistência e coragem de empresários que vão certamente inspirar muitos mais a seguirem o seu caminho”, apontou Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal.

Com este prémio do seu lado, a Colquímica Adhesives vai representar Portugal num dos mais relevantes encontros internacionais na área da economia, o Global Business Forum 2025, que irá decorrer em Marselha.

Já Luciano Menezes, responsável do World Trade Center, destaca que este prémio é “uma plataforma essencial para reconhecer e apoiar as empresas portuguesas que se destacam globalmente”. Além da parceria entre as duas partes, a COTEC e o WTC querem “ligar estas empresas a uma rede internacional que permita expandir as suas operações de forma inovadora e sustentável”.

Quem são os vencedores?

  • Categoria Pequena Europa – Somengil (Lisboa/Aveiro) é líder em equipamentos industriais de lavagem e desinfeção, e tem uma presença forte e consolidada em mercados europeus, mas também globais
  • Categoria Pequena Global – Tecnocanto (Leiria) destaca por ter sido pioneira no desenvolvimento de máquinas de extrusão para embalagens, com forte impacto em mercados na América Latina e Estados Unidos
  • Categoria Média Europa – Triangle’s (Águeda) é fabricante de quadros de bicicletas elétricas, pioneira em processos robotizados e com exportações exclusivas para a Europa
  • Categoria Média Global – Mecalbi (Castelo Branco) é especialista em máquinas para aplicação de mangas rectáveis em cablagem automóvel, com presença marcante em mercados globais, incluindo América, Europa, África e Ásia
  • Categoria sMidCap – Colquímica Adhesives (Valongo) destaca-se por liderar o sector de colas industriais em diferentes setores.

Quem é a Colquímica Adhesives?

A Colquímica Adhesives tem sede em Valongo e, ao longo dos anos, tornou-se uma referência no fabrico de colas industriais termofusíveis (conhecidas no meio como hot melt), amplamente utilizadas nos setores alimentar, automóvel, higiene e têxtil.

A empresa foi fundada em 1970, e desde então que aposta no investimento em inovação e agilidade operacional, combinando-o com flexibilidade e capacidade de resposta com lead time reduzido para se destacar no mercado global.

Em 2023, alcançou um volume de negócios consolidado de 144 milhões de euros, dos quais 64 milhões foram provenientes da operação em Portugal, com 94% das suas receitas consolidadas a terem origem em exportações (86% oriundas de Portugal). Atualmente está presente em 30 mercados, incluindo a Europa Central e o continente americano, com um crescimento expressivo de 14% ao ano em mercados fora da Europa.

Todo o processo de inovação da Colquímica Adhesives é centralizado em Portugal, onde tem uma equipa multidisciplinar de I&D e um elevado investimento em equipamentos que apoiam o processo de inovação. A Colquímica tem investido em patentes, as quais lhe permitem praticar um prémio de preço acrescido.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.