[weglot_switcher]

Com sector de eventos confinado, esta empresa apostou na digitalização para recuperar 100% do negócio

Após um momento de profunda transformação que atingiu o sector dos eventos, a Beamian assiste agora a uma nova fase de reinvenção. Numa altura em que o país desconfina a três velocidades, a plataforma assiste a um crescimento notável graças à aposta na digitalização
27 Abril 2021, 17h40

A pandemia obrigou a que muitos sectores de atividade económica em Portugal e no mundo se reinventassem como forma de dar resposta aos novos desafios. Foi o caso da plataforma de eventos Beamian, que apostou na transformação digital para dar resposta ao atual contexto pandémico e já regista resultados animadores para os próximos anos.

“A adaptação começou em fevereiro e março de 2020, quando vimos os primeiros eventos a serem cancelados”, conta o fundador Sérgio Pinto ao Jornal Económico. “Primeiro em Itália e Espanha, e depois em Portugal. Na ótica de desenvolvimento de produto, isto refletiu-se no aceleramento e priorização de funcionalidades específicas para eventos virtuais”, explicou.

Desde a aposta na digitalização, a empresa que soma mais de 10 milhões de utilizadores e mais de 120 mil clientes por todo o mundo, conseguiu recuperar 100% da receita através dos eventos digitais e fechou o ano de 2020 com um crescimento na ordem dos três dígitos, embora o CEO reconheça que tenha ficado “muito aquém” das previsões.

“Honesto também será dizer que novos mercados e geografias ficaram ao alcance da Beamian, a partir do momento em que parte dos nossos serviços passaram a ser entregues de forma 100% digital. Neste momento, e a título de exemplo, temos quase 10 mil espaços a utilizar a nossa ferramenta de gestão de lotação, em geografias tão distintas como são os Estados Unidos e a Nova Zelândia”, refere o responsável.

A empresa portuguesa, que acumula mais de um milhão de euros de investimento, onde se inclui a ronda de 2019 por parte da Portugal Ventures, acelerou o desenvolvimento de alguns aspetos da plataforma, sobretudo no que diz respeito a funcionalidades de vídeo integradas e live streaming, o que permitiu que o negócio crescesse em pandemia até Espanha, Alemanha, Áustria e Suíça.

Um dos casos de sucesso da Beamian foi a feira virtual Study Abroad Portugal, uma iniciativa que aconteceu em fevereiro de 2021, em pleno confinamento. Com quase 1.500 participantes inscritos, 93% das instituições presentes no evento receberam pedidos de informação segmentados sobre as ofertas formativas promovidas e cada instituição recebeu, em média, 40 pedidos de informação.

Outro exemplo foi a iniciativa Internship Fair | VTK, uma feira virtual de estágios organizada pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Ghent.

Para meses que se avizinham, a plataforma espera espera continuar com o “papel de servir os organizadores de eventos com uma plataforma simples e focada na geração de oportunidades para todos os utilizadores, sejam eles presenciais ou remotos”, ao mesmo tempo que aposta na internacionalização.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.