A pandemia obrigou a que muitos sectores de atividade económica em Portugal e no mundo se reinventassem como forma de dar resposta aos novos desafios. Foi o caso da plataforma de eventos Beamian, que apostou na transformação digital para dar resposta ao atual contexto pandémico e já regista resultados animadores para os próximos anos.
“A adaptação começou em fevereiro e março de 2020, quando vimos os primeiros eventos a serem cancelados”, conta o fundador Sérgio Pinto ao Jornal Económico. “Primeiro em Itália e Espanha, e depois em Portugal. Na ótica de desenvolvimento de produto, isto refletiu-se no aceleramento e priorização de funcionalidades específicas para eventos virtuais”, explicou.
Desde a aposta na digitalização, a empresa que soma mais de 10 milhões de utilizadores e mais de 120 mil clientes por todo o mundo, conseguiu recuperar 100% da receita através dos eventos digitais e fechou o ano de 2020 com um crescimento na ordem dos três dígitos, embora o CEO reconheça que tenha ficado “muito aquém” das previsões.
“Honesto também será dizer que novos mercados e geografias ficaram ao alcance da Beamian, a partir do momento em que parte dos nossos serviços passaram a ser entregues de forma 100% digital. Neste momento, e a título de exemplo, temos quase 10 mil espaços a utilizar a nossa ferramenta de gestão de lotação, em geografias tão distintas como são os Estados Unidos e a Nova Zelândia”, refere o responsável.
A empresa portuguesa, que acumula mais de um milhão de euros de investimento, onde se inclui a ronda de 2019 por parte da Portugal Ventures, acelerou o desenvolvimento de alguns aspetos da plataforma, sobretudo no que diz respeito a funcionalidades de vídeo integradas e live streaming, o que permitiu que o negócio crescesse em pandemia até Espanha, Alemanha, Áustria e Suíça.
Um dos casos de sucesso da Beamian foi a feira virtual Study Abroad Portugal, uma iniciativa que aconteceu em fevereiro de 2021, em pleno confinamento. Com quase 1.500 participantes inscritos, 93% das instituições presentes no evento receberam pedidos de informação segmentados sobre as ofertas formativas promovidas e cada instituição recebeu, em média, 40 pedidos de informação.
Outro exemplo foi a iniciativa Internship Fair | VTK, uma feira virtual de estágios organizada pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Ghent.
Para meses que se avizinham, a plataforma espera espera continuar com o “papel de servir os organizadores de eventos com uma plataforma simples e focada na geração de oportunidades para todos os utilizadores, sejam eles presenciais ou remotos”, ao mesmo tempo que aposta na internacionalização.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com