Combustíveis: Abastecer em Espanha permite poupança até 26 cêntimos por litro

Em Espanha, a gasolina é 26 cêntimos por litro mais barata do que em Portugal. Já no gasóleo a diferença de preços pode chegar aos 11 cêntimos por litro.

Ler mais

Portugal ocupa o sexto lugar na lista de países da União Europeia onde os preços médios da gasolina com impostos são mais elevados, segundo dados publicados pela Comissão Europeia. O relatório mostra também que Portugal fica em sétimo lugar no que toca aos preços médios praticados no gasóleo. Em ambos os casos, os valores são superiores aos da média europeia.

Abastecer gasolina em Portugal pode sair até 46 cêntimos mais caro do que na Bulgária, o país europeu que apresenta a média de preços mais baixa da União Europeia. Em média, um litro de gasolina em Portugal custa 1,481 euros, um valor 11 cêntimos ainda da média europeia (1,363 euros).

Em comparação com a vizinha Espanha são mais 26 cêntimos, tendo em conta que um litro de gasolina em Espanha custa 1,220 euros. Abaixo dos preços médios para a gasolina na União Europeia estão também o Luxemburgo (1,190 euros), o Reino Unido (1,330 euros), a Polónia (1,102 euros) e a Irlanda (1,349 euros).

Mais caro que em Portugal só mesmo Holanda, Itália, Grécia, Dinamarca e Suécia, com preços médios por litro entre 1,581 e 1,481 euros.

Em relação ao gasóleo, a média de preços praticados em Portugal está dois cêntimos acima da média europeia (1,238 euros). Um litro de gasolina custa em média 1,266 euros.

Em Espanha, o preço médio da gasolina ronda os 1,120 euros, menos 14 cêntimos do que em Portugal e menos 11 cêntimos que a média da União Europeia. Abaixo da média europeia estão também Chipre (1,208 euros), a Bulgária (1,016 euros), a Polónia (1,073 euros), Malta (1,180 euros) e o Luxemburgo (1,018 euros).

Acima da média no gasóleo estão a Suécia, Itália, Reino Unido, Finlândia, Grécia e Bélgica, onde os preços médios variam entre os 1,445 euros e 1,279 euros.
Relacionadas

Combustíveis: Gasolina sobe três cêntimos e bate máximos de mais de dois anos

Nos postos das principais marcas de abastecimento, os preços do gasóleo subiram esta madrugada um cêntimo e meio, enquanto os preços da gasolina registaram um aumento de três cêntimos por litro.

Cotação média do Brent subiu 16,13% em outubro

Segundo a EIA a média da cotação internacional do petróleo Brent foi de 57,51 dólares por barril.

Preço do petróleo em máximos, depois de “purga real” na Arábia Saudita

O Brent aumentou 0,80%, chegando a custar 62,55 dólares (cerca de 53,90 euros) por barril esta segunda-feira – o valor mais alto desde julho de 2015.
Recomendadas

Preços da gasolina e do gasóleo vão descer na próxima semana

O gasóleo irá cair 0,5 cêntimos, enquanto a gasolina vai descer 1,5 cêntimos, refletindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais, de acordo com fontes do setor contactadas pelo Jornal Económico.

Como ajudar o seu filho a ser bem sucedido na escola

À semelhança de um maravilhoso quadro multicolor abstrato, o regresso às aulas tende a despoletar junto dos mais novos por um lado, entusiasmo, alegria e motivação e por outro uma certa angústia e ansiedade perante os desafios que aí se avizinham. Ao mesmo tempo, na paleta de cores sobressaem as preocupações dos pais perante esta etapa inerente ao desenvolvimento dos seus filhos.

Como gere as suas finanças pessoais? Esta é a melhor forma de planear o orçamento familiar

É comum ouvirmos falar em gestão de finanças pessoais e no orçamento familiar. Contudo, e face às dificuldades que todas as famílias atravessam, como podemos estabelecer um orçamento familiar e poupar?
Comentários