Começou a greve dos motoristas. Siga estas dicas para poupar combustível

Estas 10 dicas vão servir de verdadeiro manual de sobrevivência para os portugueses pouparem combustível durante a greve dos motoristas que começa esta segunda-feira e que não tem data para terminar.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) dá várias dicas aos consumidores sobre como poupar combustível nas suas deslocações diárias.

Estas 10 dicas vão servir de verdadeiro manual de sobrevivência para os portugueses pouparem combustível durante a greve dos motoristas marcada para 12 de agosto, e que poderá prolongar-se por vários dias.

1 – Ateste o depósito do seu automóvel sempre que puder, para não sofrer percalços. Quando atestar o depósito, não aperte a pistola ao máximo. Pratique modos de enchimento mais lentos.

2 – Abasteça logo de manhã ou durante os períodos mais frescos. O combustível está mais denso nestas alturas do dia. Como o combustível é pago ao litro, o consumidor vai comprar mais combustível por um valor mais baixo.

3 – Apesar de estarmos em pleno verão, a utilização do ar condicionado deve ser reduzida, pois o seu uso implica o consumo de mais combustível.

4 – Estude o seu percurso antes de sair de casa. Evite paragens prolongadas com o carro em funcionamento. Se precisar de parar por mais de um minuto, deslige o automóvel para poupar combustível.

5 – Agosto é habitualmente um mês de muito calor. Para evitar a evaporação do combustível, procure estacionar o carro à sombra.

6 – Planeie com antecedência os seus trajetos diários para realizar o menor número de viagens possível.

7 – Se tiver colegas de trabalho que vivam perto de si, proponha a partilha das viagens e dos custos associados.

8 – Evite utilizar o automóvel em pequenas distâncias, pois consome mais combustível até que o motor alcance a temperatura de funcionamento normal. Além de poupar combustível, pratica algum exercício físico.

9 – Nos semáforos ou cruzamentos, deixe o carro engatado. Desta forma, o automóvel não consome, ao contrário do que acontece quando fica em ponto-morto. Gasta mais embraiagem, mas poupa combustível.

10 –Nas descidas deixe também o carro engatado, sem acelerar, para ajudar na poupança de combustível.

Ler mais

Recomendadas

Direito de Resposta: “Inspetor Geral de Finanças não é arguido, mas antes promotor e principal interessado em investigação em curso”

IGF garante que foram o Conselho de Inspeção e o Inspetor-Geral da IGF que participaram os indícios de crimes praticados por trabalhadores e em relação aos quais esses trabalhadores foram constituídos arguidos. “Em retaliação, um desses trabalhadores apresentou queixa contra a sua superior hierárquica e contra o Inspetor-Geral no âmbito da auditoria à Cruz Vermelha Portuguesa, os quais imediatamente se disponibilizaram para a realização de todas as investigações judiciais necessárias à salvaguarda do seu bom nome e das instituições públicas visadas e à efetiva condenação do trabalhador, autor de atos ilícitos”, refere. “Assim, o Inspetor-Geral de Finanças não é arguido, mas antes promotor, agente ativo e principal interessado na referida investigação”, conclui.

Governo já pediu a Bruxelas que IVA da luz possa variar em função do consumo

Executivo já iniciou processo para ter autorização da Comissão Europeia para criar escalões de consumo para o IVA da eletricidade.

Maria e Francisco foram os nomes mais escolhidos para bebés em Portugal este ano

Francisco foi pela primeira vez o nome mais escolhido para rapazes, Maria mantém a primeira posição entre as raparigas.
Comentários