Entre as 07h00 e as 21h00 decorre a eleição da nova Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa (CT). Os 11 lugares da Comissão estão a ser disputados por seis listas, o que faz com que esta seja a eleição mais disputada da história da fábrica de Palmela. Das seis listas que hoje vão a votos, duas são afetas a centrais sindicais (CGTP e UGT) e quatro são independentes, estando entre elas a recandidatura de Fernando Sequeira, atual coordenador demissionário da CT, e a de Paulo Marques, que pela primeira vez junta colaboradores da área de escritórios (os chamados “técnicos indiretos”).
Além de a mais disputada, esta poderá revelar-se a eleição mais importante da história da Autoeuropa, uma vez que a direção da fábrica só admite retomar as negociações com a nova Comissão de Trabalhadores, com o objetivo de resolver o diferendo em torno da produção do SUV T-Roc.
Recorde-se que, para cumprir os prazos e volume de produção impostos pela Volkswagen, a Autoeuropa precisa de laborar em três turnos, seis dias por semana. Assim, foi proposto aos trabalhadores um pacote compensatório, que englobava um pagamento mensal de 175 euros adicional ao que previsto na lei, 25% de subsídio de turno e a atribuição de um dia adicional de férias. Em plenário, e com 75% de votos, os trabalhadores rejeitaram este cenário, o que levou à greve do passado dia 30 de agosto.
Agora, resta saber que alternativas apresentará a nova Comissão de Trabalhadores à direção da Autoeuropa, sendo certo que a empresa pretende ter o diferendo resolvido durante este mês, para não prejudicar o cumprimento dos prazos de produção previstos para 2018.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com