Comissão Europeia abre candidaturas para 20 mil jovens de 18 anos viajarem pela Europa gratuitamente

Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Por regra geral o transporte utilizado será o comboio, contudo há outros modos alternativos como autocaroo, ferry ou, “excecionalmente”, avião.

A União Europeia abriu esta quinta-feira, 7 de novembro, um novo período de candidaturas aos passes de viagem DiscoverEU, um programa que vai dar a oportunidade a 20 mil jovens de 18 anos conhecer o continente europeu entre abril e outubro de 2020 de forma gratuita. O objetivo é permitir aos jovens da União Europeia “descobrir o seu património cultural e, simultaneamente, desenvolver as suas próprias experiências e competências”, lê-se num comunicado da Comissão Europeia.

Para ser um dos contemplados do programa, todos os jovens de 18 anos cidadãos de Estados-membros da União Europeia têm até 28 de novembro de 2019 para se candidatarem à oportunidade de partir à descoberta da Europa entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020. Até à data, foram atribuídos 50 mil passes de viagem num total de três rondas de candidaturas e 275 000 jovens.

O programa DiscoverEU permite aos jovens participar, ainda, em encontros e eventos organizados durante as viagens e receber um diário onde registar as suas experiências. As atividades em causa no próximo ano estarão subordinadas ao tema “Europa verde e sustentável”.

Para se candidatarem, os jovens têm de submeter a sua candidatura no Portal Europeu da Juventude. Posteriormente, um comité de avaliação vai decidir quem são os beneficiados, sendo que os candidatos serão informados em janeiro de 2020. A candidatura contempla um testes de cultura geral sobre a União Europeia.

Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Por regra geral o transporte utilizado será o comboio, contudo há outros modos alternativos como autocaroo, ferry ou, “excecionalmente”, avião.

O programa DiscoverEu foi criado em junho de 2018. O orçamento previsto para 2020 deverá ser de 25 milhões de euros. Depois desta fase de candidaturas, aberta esta quinta-feira, a Comissão tenciona lançar uma nova ronda de candidaturas no primeiro semestre de 2020.

 

Ler mais
Recomendadas

Restrições na área de Lisboa poderão ser levantadas “muito brevemente”, diz António Costa

O primeiro-ministro revelou esta quarta-feira que as restrições impostas na Área Metropolitana de Lisboa devido à pandemia de covid-19 poderão ser levantadas “muito brevemente”, uma vez que os focos de contágio identificados são “situações muito contidas”.

Restrições ao trânsito automóvel na Baixa de Lisboa adiadas

As restrições à circulação automóvel na Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da Baixa de Lisboa, inicialmente previstas para este verão, vão ser adiadas, anunciou esta quarta-feira o presidente da câmara.

António Guterres: “É imperativo que o mundo seja reconstruído e redesenhado”

O secretário geral da ONU defendeu, na apresentação do próximo Fórum Económico Mundial, o reequilíbrio do investimento em ciência e tecnologia.
Comentários