Comissão Europeia abre candidaturas para 20 mil jovens de 18 anos viajarem pela Europa gratuitamente

Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Por regra geral o transporte utilizado será o comboio, contudo há outros modos alternativos como autocaroo, ferry ou, “excecionalmente”, avião.

A União Europeia abriu esta quinta-feira, 7 de novembro, um novo período de candidaturas aos passes de viagem DiscoverEU, um programa que vai dar a oportunidade a 20 mil jovens de 18 anos conhecer o continente europeu entre abril e outubro de 2020 de forma gratuita. O objetivo é permitir aos jovens da União Europeia “descobrir o seu património cultural e, simultaneamente, desenvolver as suas próprias experiências e competências”, lê-se num comunicado da Comissão Europeia.

Para ser um dos contemplados do programa, todos os jovens de 18 anos cidadãos de Estados-membros da União Europeia têm até 28 de novembro de 2019 para se candidatarem à oportunidade de partir à descoberta da Europa entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020. Até à data, foram atribuídos 50 mil passes de viagem num total de três rondas de candidaturas e 275 000 jovens.

O programa DiscoverEU permite aos jovens participar, ainda, em encontros e eventos organizados durante as viagens e receber um diário onde registar as suas experiências. As atividades em causa no próximo ano estarão subordinadas ao tema “Europa verde e sustentável”.

Para se candidatarem, os jovens têm de submeter a sua candidatura no Portal Europeu da Juventude. Posteriormente, um comité de avaliação vai decidir quem são os beneficiados, sendo que os candidatos serão informados em janeiro de 2020. A candidatura contempla um testes de cultura geral sobre a União Europeia.

Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Por regra geral o transporte utilizado será o comboio, contudo há outros modos alternativos como autocaroo, ferry ou, “excecionalmente”, avião.

O programa DiscoverEu foi criado em junho de 2018. O orçamento previsto para 2020 deverá ser de 25 milhões de euros. Depois desta fase de candidaturas, aberta esta quinta-feira, a Comissão tenciona lançar uma nova ronda de candidaturas no primeiro semestre de 2020.

 

Ler mais
Recomendadas

Ministro do Ambiente diz que caudais do Tejo vão recuperar ainda este ano

O ministro do Ambiente disse hoje que o compromisso espanhol é que, em meados de dezembro, a barragem de Cedilho, no Tejo, “já terá uma quantidade de água” que permitirá o cumprimento da Convenção de Albufeira “sem qualquer sobressalto”.

Clube de Tavira e autarquia reúnem-se para encontrar solução para caso de jogadora muçulmana impedida de jogar

Fatima Habib, de 13 anos, foi impedida de jogar por querer atuar de acordo com os princípios muçulmanos: camisola e calças pretas por baixo do equipamento e um hijab na cabeça. Os Representantes do Clube de Basquetebol de Tavira e a autarquia local vão-se reunir para encontrar uma solução para que a jovem paquistanesa continue a jogar.

‘Acqua Alta’. Veneza está a afogar-se

Depois de milhares de cidadãos e turistas terem ficado com a água pelos joelhos, muitos se perguntam o que vai acontecer depois das inundações
Comentários