A Comissão Europeia (CE) quer que a linha de Alta Velocidade portuguesa seja produzida através da bitola europeia, ou seja 23 centímetros mais estreita do que a bitola Ibérica, que é utilizada na rede ferroviária nacional, informa a “CNN Portugal”.
Contudo, as linhas das ligações Lisboa/Madrid, Porto/Lisboa e Porto/Vigo até podem ser lançadas na bitola antiga, mas vão ter de ser remodeladas até 2030, para que assim possam beneficiar do co-financiamento europeu destinado às ligações do Corredor Atlântico, um dos nove corredores de transportes da União Europeia (UE).
“Há a obrigação de cumprir com a bitola standard europeia na construção de novas linhas férreas. Na prática, concretamente, isso significa que as linhas da rede principal que ainda não estiverem construídas em meados de 2024, este ano, como a futura ponte sobre o Tejo, de Lisboa para o Poceirão, ou a futura linha de alta velocidade do Poceirão para Évora, terão de cumprir esse requisito”, refere Carlo Secchi, coordenador do Corredor Atlântico, à estação televisiva.
O responsável salienta ainda que este o novo regulamento vai exigir a Portugal um plano de migração das linhas internacionais em coordenação com Espanha.
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