Comissão Europeia fecha contrato com Novavax para 100 milhões de doses de vacinas (com áudio)

“Reforça ainda mais o nosso vasto portefólio de vacinas, em benefício dos europeus e dos nossos parceiros em todo o mundo”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen sobre o acordo com a farmacêutica norte-americana.

Dadu Ruvic/Reuters

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira o seu sético acordo de compra avança com a empresa farmacêutica Novavax, de forma a assegurar vacinas para o quarto trimestre de 2021 e para o início de 2022, anunciou a entidade europeia em comunicado.

Os Estados-membros vão poder adquirir até 100 milhões de doses da vacina produzida pela Novavax, quando for aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos, com uma opção para 100 milhões de doses adicionais ao longo de 2021, 2022 e 2023. Os estados-membros podem também doar vacinas a países com baixo rendimento ou enviar a outros países europeus com mais necessidade.

“À medida que novas variantes do coronavírus se espalham pela Europa e pelo mundo, este novo contrato com uma empresa que já está a testar com sucesso a sua vacina contra estas variantes é uma salvaguarda adicional para a proteção da nossa população. Reforça ainda mais o nosso vasto portefólio de vacinas, em benefício dos europeus e dos nossos parceiros em todo o mundo”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em comunicado.

Este novo contrato complementa o portefólio de vacinas, no qual constam fármacos da AstraZeneca, Sanofi-GSK, Janssen Pharmaceutica (grupo Johnson & Jonhson), BioNTech/Pfizer, CureVac, Moderna e Valneva.

“As vacinas na União Europeia estão a avançar e estamos mais próximos do nosso objetivo de ter 70% de cidadãos totalmente vacinados até ao final do verão”, apontou Stella Kyriakides, comissária para a Saúde e Segurança Alimentar. “Continuaremos a trabalhar incansavelmente para assegurar que as nossas vacinas continuam a chegar aos cidadãos na Europa e em todo o mundo, para pôr fim à pandemia o mais rapidamente possível”, continuou.

Recomendadas

Cafôfo acusa Pedro Calado de querer fazer na Câmara do Funchal o que não fez no Governo Regional

O presidente do PS Madeira apelou a que os munícipes do Funchal não embarquem em “promessas fáceis”, voltando a defender que Miguel Gouveia, candidato da Coligação Confiança e atual presidente da Câmara do Funchal, “é a única solução” para o Funchal.

Sondagem aponta que Rui Moreira pode renovar a maioria absoluta no Porto

Rui Moreira reúne 45% das intenções de voto, com o PS a recuar 11 pontos face aos resultados obtidos em 2017.

Madeira tem mais cinco casos positivos e 16 recuperados de Covid-19

A Madeira tem 94 casos ativos de coronavírus, 24 são importados e 70 de transmissão local.
Comentários