Comissão Europeia multou Qualcomm em 242 milhões de euros

Segundo os responsáveis de Bruxelas, a Qualcomm vendeu a um preço abaixo do custo, com o objetivo de forçar a sua concorrente Icera a sair do mercado, o que é ilegal nos termos das regras de concorrência da UE.

A Comissão Europeia multou a empresa norte-americana Qualcomm em 242 milhões de euros por abuso da sua posição dominante no mercado de circuitos integrados de banda de base 3G.

Segundo os responsáveis de Bruxelas, “a Qualcomm vendeu a um preço abaixo do custo, com o objetivo de forçar a sua concorrente Icera a sair do mercado, o que é ilegal nos termos das regras de concorrência da UE”.

A este propósito, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, defendeu que “os circuitos integrados de banda de base são componentes chave para os aparelhos móveis possam ligar-se à internet”.

“A Qualcomm vendeu estes produtos a um preço abaixo do custo para clientes chave com a intenção de eliminar um competidor. O comportamento estratégico da Qualcomm travou a concorrência e a inovação neste mercado, e limitou a escolha disponível aos consumidores num setor com uma grande procura e potencial para tecnologias inovadoras”. Como isto é ilegal de acordo com leis anti-cartel da UE, decidimos hoje multar a Qualcomm 242 milhões de euros”, explicou Margrethe Vestager.

 

Recomendadas

CDS quer actualização do Plano de Contingência para controlo da Xylella fastidiosa

Os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, Ilda Araújo Novo e Hélder Amaral querem saber se está já em curso alguma actualização ao Plano de Contingência para controlo da Xylella fastidiosa e seus vectores, elaborado em 2016, e se não, para quando está pensada essa actualização. E enviaram a pergunta ao ao ministro da Agricultura, Florestas […]

Crise dos Combustíveis. CAP aconselha agricultores a “constituírem reservas e tomar medidas de prevenção”

Afinal a crise dos combustíveis não chegou ao fim. Sem conseguir um acordo com a Antram — Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou uma greve “cirúrgica” ao trabalho suplementar, feriados e fins-de-semana, entre 7 e 22 de Setembro. Por isso a CAP — […]

SIC e RTP1 foram os canais que mais peças emitiram sobre as eleições europeias

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social concluiu que o canal do grupo Impresa divulgou 189 peças com a presença de candidaturas às eleições para o Parlamento Europeu, que representam menos de 3% do tempo total de noticiários analisados.
Comentários