[weglot_switcher]

Comissão por amortização antecipada no crédito à habitação: saiba o que é e como funciona

Se está à procura de alternativas será aconselhável pedir soluções ao seu banco, mas também consultar o mercado e avaliar ofertas alternativas.
7 Dezembro 2022, 07h45

Na atual conjuntura, quem tem crédito à habitação e está confrontado com o aumento das taxas de juro estará certamente a avaliar formas de reduzir o seu impacto.

Se está à procura de alternativas será aconselhável pedir soluções ao seu banco, mas também consultar o mercado e avaliar ofertas alternativas.

Peça a FINE e compare a TAEG, taxa de juro, quanto vai pagar, o MTIC e avalie.

Perante uma proposta vantajosa e tendo em vista a transferência do seu crédito habitação para outro banco, deverá ponderar os cistos associados. Haverá bancos que suportam parcialmente esses custos, mas nada como esclarecer todas as dúvidas primeiro.

Chegados a esta situação deve ter ainda em consideração que para transferir o crédito à habitação vai ter de pagar uma comissão por amortização antecipada.

Num crédito à habitação, o valor máximo da comissão de amortização corresponde a:

  • 0,5% do capital reembolsado nos contratos com taxa de juro variável;
  • 2% do capital reembolsado se o contrato tiver uma taxa de juro fixa.

Numa situação em que tenha eventuais poupanças e pondere usá-las para amortizar total ou parcialmente o seu crédito à habitação, também irá ter de suportar esta comissão.

Saiba, contudo, que, se tiver crédito habitação a taxa de juro variável e quiser fazer uma amortização antecipada aguarde por 2023, para liquidar parte ou a totalidade do empréstimo ou transferi-lo para outro banco, pois estará isento de pagar comissão de amortização.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.