[weglot_switcher]

Comité Pralímpico de Portugal distingue Funchal com Prémio Inclusão pelo Desporto

O Funchal foi distinguido pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento do Movimento Paralímpico e da promoção da inclusão através do desporto para pessoas com deficiência.
2 Outubro 2019, 13h05

O Comité Paralímpico de portugal distinguiu a cidade do Funchal com o Prémio Inclusão pelo Desporto, na cerimónia do 11.º aniversário deste organismo, que se realizou em Portimão.

O Funchal foi distinguido pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento do Movimento Paralímpico e da promoção da inclusão através do desporto para pessoas com deficiência.

O Vereador João Pedro Vieira, que tem o pelouro do Desporto na Câmara Municipal do Funchal (CMF) referiu que este prémio “resulta de várias iniciativas muito concretas promovidas ou apoiadas pela CMF ao longo dos últimos anos, que traduzem de forma clara o empenho do município nestas causas e toda uma política desportiva e de inclusão que adequa as palavras aos atos”.

Desde 2015 que o município tem vindo a dinamizar um rol de atividades, tais como o ténis de mesa inclusivo, ou a modalidade do voleibol sentado, em iniciativas mensais como os Domingos Ativos na Placa Central.

“Este é um percurso que teve, sem dúvida, o seu expoente máximo no ano passado, com a afirmação do Funchal à escala internacional, como uma cidade preparada para acolher grandes eventos e vocacionada para a inclusão pelo desporto”, frisou.

O município acolheu em 2018 o Campeonato do Mundo de Síndrome de Down e ainda a Taça do Mundo de Paratriatlo, que voltará a receber este ano.

João Pedro Vieira acrescenta que “para além de grandes eventos como estes, a CMF também apoia muito concretamente projetos desportivos de inclusão social, de que são exemplo os campeonatos de futebol da Associação Criamar e os campeonatos de futebol de rua, sendo que a ação da CMF a este nível tem vindo a sensibilizar os munícipes para a importância das práticas de inclusão”.

Neste sentido o Vereador dá o exemplo do projeto vencedor da Assembleia Municipal Jovem em 2018, que passou pela adaptação de um espaço municipal para a prática do Boccia, tendo a CMF adaptado o Ginásio Municipal de São Martinho e adquirido o material desportivo necessário para a prática dos atletas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.