O alemão Commerzbank contratou a Bain para ajudar a atualizar a sua estratégia, numa altura em que a instituição financeira pretende aumentar os ganhos enquanto mantém uma política de controlo de custos.
De acordo com a “Bloomberg”, citando fontes próximas do banco, o Commerzbank contratou a Bain para tentar ajustar a estratégia atual aquele que é um cenário económico em rápida transformação. O objetivo passa, por exemplo, por levar mais empresas a utilizarem os canais digitais ou vender mais produtos que cumpram critérios de sustentabilidade.
Manfred Knof, CEO do banco, está a meio de um plano de reestruturação a quatro anos para aumentar a rentabilidade ao limitar as despesas e fazer crescer as receitas. No entanto, a subida célere das taxas de juro pelo Banco Central Europeu, para tentar travar a escalada da inflação, tornou obsoletas muitas suposições tidas em contas na estratégia atual, havendo a necessidade de se avançar com uma atualização do plano, explicam fontes próximas.
Contactada pela agência de notícias, a porta-voz do Commerzbank não quis comentar. Do lado da Bain, não foi possível obter uma resposta às questões colocadas.
Tal como está a acontecer noutras instituições financeiras, a subida das taxas de juro está a impulsionar a margem financeira do banco alemão. O Commerzbank, o segundo banco comercial privado da Alemanha, obteve um lucro líquido de 1.435 milhões de euros em 2022, o resultado mais elevado em mais de uma década.
Por outro lado, a instituição financeira reportou uma descida nas comissões. O banco também ficou aquém da meta para os custos no conjunto do ano.
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