A crescente preocupação com os desafios ambientais globais tem colocado a sustentabilidade no centro das agendas políticas, empresariais e sociais. À medida que enfrentamos a urgência de preservar o nosso planeta para as gerações futuras, a tecnologia emergiu como um poderoso aliado na procura por soluções mais sustentáveis.

Hoje, a tecnologia desempenha um papel fundamental na concretização dos objetivos de sustentabilidade para as organizações, pois oferece ferramentas e soluções que podem ajudar a enfrentar muitos dos desafios ambientais e sociais. Desde a monitorização e recolha de dados, à eficiência energética e à implementação da economia circular, a tecnologia tem um papel central para ajudar as organizações a promover a sustentabilidade dos seus negócios.

Através das redes sociais, aplicações e plataformas online, a tecnologia tem sido catalisadora na conscientização da sociedade em questões de sustentabilidade, conectando pessoas de todo o mundo e permitindo a partilha de informações, experiências e iniciativas sustentáveis. Essas ferramentas digitais têm o poder de inspirar ações individuais e coletivas para enfrentar os desafios ambientais.

Além disso, a tecnologia impulsiona o desenvolvimento de cidades inteligentes e soluções urbanas sustentáveis. Por exemplo, o uso de sensores, big data e inteligência artificial permite otimizar a gestão de recursos, melhorar a mobilidade urbana e reduzir o impacto ambiental nas áreas urbanas.

Os benefícios de utilizar a tecnologia para promover a sustentabilidade são claros. E, é por isso que nos últimos anos, um número crescente de organizações em todo o mundo fez promessas ousadas – e definiu objetivos específicos – para atingir metas de sustentabilidade ambiental e social. No entanto, muitas organizações continuam a ter dificuldades em progredir neste sentido.

Isto deve-se frequentemente à falta de uma estratégia tecnológica que esteja alinhada com as metas de sustentabilidade empresarial. À medida que as organizações procuram implementar estas estratégias internamente, bem como no ecossistema de parceiros, está previsto que exista um aumento dos gastos em soluções de software para a gestão do desempenho da sustentabilidade.

Criar redes inteligentes (smart grids), promover a adoção de veículos elétricos e da mobilidade sustentável e implementar projetos que recorram à tecnologia blockchain para rastrear produtos na cadeia de abastecimento, são alguns dos investimentos necessários a fazer para atingir o patamar de excelência na sustentabilidade.

Mas existem muitos outros projetos de sustentabilidade baseados em tecnologia que abordam diferentes aspetos da proteção ambiental, conservação dos recursos naturais e promoção de uma sociedade mais sustentável.

A combinação da tecnologia com o compromisso coletivo de agir em prol da sustentabilidade é essencial para enfrentar os desafios ambientais e sociais do nosso tempo. Assim, quando se trata de apoiar iniciativas de sustentabilidade corporativa, a tecnologia tem duas responsabilidades principais: criar infraestrutura de tecnologia de informação (TI) sustentáveis e utilizar soluções de TI que impulsionem a sustentabilidade do negócio.

É imprescindível que a estratégia de TI se alinhe com a estratégia de sustentabilidade da organização. Será necessário implementar novas tecnologias para acompanhar o desempenho, comunicar o progresso às partes interessadas, cumprir as exigências regulamentares e de conformidade e integrar os dados de sustentabilidade nas operações comerciais existentes. Em última análise, uma maior visibilidade dos dados permitirá que as organizações passem de estratégias orientadas para a conformidade, para estratégias centradas no aproveitamento da sustentabilidade para gerar valor comercial.