[weglot_switcher]

Como apagar automaticamente o que faz na Internet e o histórico de localização Google

A Google adicionou um conjunto de ferramentas às contas que servem para dar mais controlo sobre a informação pessoal que a empresa detém. Veja como as pode usar.
31 Agosto 2019, 20h00

No início do ano a Google anunciou um novo método mais simples e transparente para os utilizadores acederem ao seu histórico de localização e actividades de navegação na web, que permite apagar todas essas informações, ou apenas uma parte. Inicialmente esse processo era manual, mas agora também já pode ser automatizado.

Apesar de ser uma funcionalidade bastante útil, as opções de funcionamento não são muito granulares, no entanto pode definir que passados três meses (mínimo), ou 18 meses (máximo) as informações que tenham sido guardadas pela Google são apagadas automaticamente. Veja como a pode ligar:

Dados sobre as actividades e navegação na web

Aceda à sua conta Google e clique em ‘Gerir os seus dados e a personalização’ na secção ‘Privacidade e personalização’.

Google

No ecrã seguinte clique em ‘Gerir actividade’.

Google

De seguida é transportado para outra página onde deve ter um botão que diz ‘Optar por eliminar automaticamente’.

Google

Ao clicar nesse botão aparece uma janela no meio que lhe permitirá definir um prazo de vida para os dados que pode ser de três meses ou de 18 meses. Escolha o que quiser e clique em ‘Seguinte’ para confirmar a opção.

Histórico de localização

 

No ecrã ‘Dados e personalização’ clique em ‘Histórico de localizações’. A página muda para uma nova que lhe permite gerir essa actividade. Aqui pode ligar e desligar de todo o histórico ou alterar o prazo de validade dos dados. Clique em ‘Gerir actividade’.

Google

O ecrã mudará para o Google Maps.

Google

Clique na roda dentada que está no canto inferior esquerdo e escolha a opção ‘Eliminar automaticamente o histórico de localizações’.

GoogleNa janela seguinte pode escolher o prazo de validade dos dados do histórico de localização (3 ou 18 meses). Clique em ‘Próxima’.

Google8

De seguida aparecerá um aviso a indicar que serão apagados os dados anteriores ao prazo que definiu. Clique na caixa ao lado da indicação ‘Entendo que os meus dados serão excluídos’ e depois em ‘Confirmar’.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.