Como crescer 3,900% num ano? Bolsa venezuelana bate recordes em 2017

A Bolsa de Valores Caracas foi o mercado de ações com o melhor rendimento do mundo em 2017 gerando uma rentabilidade “assombrosa” de 3,883%. Aqui, os preços das ações subiram ao mesmo ritmo do valores do café.

A alta cotação da bolsa venezuelana reflete principalmente a desvalorização da moeda na ordem dos 97% no mercado negro e uma inflação qualificada como ‘galopante’. No entanto, a taxa de juro oficial de câmbio do governo manteve-se fixada nos 10 bolívares por dólar, criando a ilusão de retornos astronómicos e valorizações delirantes ao ponto de que algumas empresas venezuelanas tivessem registado capitalizações que excediam gigantes como Apple.

À taxa do mercado negro, que a maioria dos venezuelanos usa para aceder à divisa, as ações ganharam um respeitável mas pouco impressionante, 18%. Isto permitiu a que os investidores locais – e quase todos são locais, já que é muito difícil retirar ou fazer entrar dinheiro no país – proteger parcialmente as suas poupanças do caos económico no qual está ‘mergulhado’ este país.

Recomendadas

Bolsa portuguesa acompanha Europa em alta. Grupo EDP impulsiona o PSI 20

Entre as principais congéneres europeias, o alemão DAX ganha 0,74%, o britânico FTSE valoriza 0,39%, o francês CAC 40 soma 0,65% e o espanhol IBEX avança 0,74%.

Wall Street encerra no verde em dia de tomada de posse do novo presidente dos EUA

A tendência de ganhos em Wall Street prossegue no dia de tomada de posse do novo presidente dos EUA, Joe Biden.

Bolsa de Lisboa é a única que cai na Europa

As valorizações da EDP Renováveis e da Galp de mais de 1% não evitaram a queda do índice lisboeta. Europa fecha no verde.
Comentários