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Como deve atuar em caso de perda ou de roubo do telemóvel

Primeiramente, tente localizar o dispositivo. Deve entrar em contacto com o seu número de telefone, caso alguém o tenha encontrado e pretenda devolver.
  • Apple
13 Novembro 2019, 16h35

Ficar sem o telemóvel provoca um transtorno enorme na nossa vida, comparável até com a perda da carteira. Todos utilizamos o smartphone para tudo, para guardar documentos, fotos, uso de aplicações, é tal a quantidade de informação e conteúdos que a sua perda ou roubo é mesmo uma tragédia.

Antes que esta situação aconteça, deve adotar algumas medidas para se precaver.

Na compra do smartphone, guarde a fatura para ter o comprovativo de posse e estará ao mesmo tempo a assegurar a ativação da garantia, caso seja necessário. Para além disso, deve guardar num local seguro o código digital único do seu telemóvel – IMEI, são 15 números que o identifica.

Deve precaver-se, também, ao introduzir um meio de bloqueio do telefone através de um código de segurança ou outra opção. Tente evitar o bloqueio por padrão, não é seguro.

Instale, caso possua um telemóvel com o sistema android, uma aplicação intitulada “Find my Device” para poder localizar o seu aparelho. No caso de ser um iPhone, deve verificar se está ativada a opção de encontrar o seu dispositivo. Com essa medida, além de poder localizar o seu telemóvel pode ainda fazer soar um alarme, bloquear o ecrã ou até mesmo apagar todos os conteúdos do telemóvel e restaurar as definições do mesmo.

Como forma de poder reaver alguns documentos importantes, faça as cópias de segurança com regularidade.

Quais os procedimentos a adotar em caso de roubo?

Primeiramente, tente localizar o dispositivo. Deve entrar em contacto com o seu número de telefone, caso alguém o tenha encontrado e pretenda devolver.

Como segundo passo, telefone para a sua operadora e peça para bloquearem o seu IMEI.

Num terceiro momento, utilize as aplicações para apagar tudo o que é importante. Não se esqueça de primeiro tentar localizar o telemóvel, pois uma vez apagado todo o conteúdo deixará de ter acesso à localização do mesmo.

Após estes passos, faça a denúncia, seja em caso de perda ou roubo, dirija-se à esquadra e apresente a queixa, indicando o número de IMEI. Pode apresentar a queixa por via eletrónica.

Por fim, deve ainda solicitar à sua operadora o bloqueio terminal, para que não possam utilizar o seu telemóvel no estrangeiro.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489 ou 291 146 520.

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