Ficar sem o telemóvel provoca um transtorno enorme na nossa vida, comparável até com a perda da carteira. Todos utilizamos o smartphone para tudo, para guardar documentos, fotos, uso de aplicações, é tal a quantidade de informação e conteúdos que a sua perda ou roubo é mesmo uma tragédia.
Antes que esta situação aconteça, deve adotar algumas medidas para se precaver.
Na compra do smartphone, guarde a fatura para ter o comprovativo de posse e estará ao mesmo tempo a assegurar a ativação da garantia, caso seja necessário. Para além disso, deve guardar num local seguro o código digital único do seu telemóvel – IMEI, são 15 números que o identifica.
Deve precaver-se, também, ao introduzir um meio de bloqueio do telefone através de um código de segurança ou outra opção. Tente evitar o bloqueio por padrão, não é seguro.
Instale, caso possua um telemóvel com o sistema android, uma aplicação intitulada “Find my Device” para poder localizar o seu aparelho. No caso de ser um iPhone, deve verificar se está ativada a opção de encontrar o seu dispositivo. Com essa medida, além de poder localizar o seu telemóvel pode ainda fazer soar um alarme, bloquear o ecrã ou até mesmo apagar todos os conteúdos do telemóvel e restaurar as definições do mesmo.
Como forma de poder reaver alguns documentos importantes, faça as cópias de segurança com regularidade.
Quais os procedimentos a adotar em caso de roubo?
Primeiramente, tente localizar o dispositivo. Deve entrar em contacto com o seu número de telefone, caso alguém o tenha encontrado e pretenda devolver.
Como segundo passo, telefone para a sua operadora e peça para bloquearem o seu IMEI.
Num terceiro momento, utilize as aplicações para apagar tudo o que é importante. Não se esqueça de primeiro tentar localizar o telemóvel, pois uma vez apagado todo o conteúdo deixará de ter acesso à localização do mesmo.
Após estes passos, faça a denúncia, seja em caso de perda ou roubo, dirija-se à esquadra e apresente a queixa, indicando o número de IMEI. Pode apresentar a queixa por via eletrónica.
Por fim, deve ainda solicitar à sua operadora o bloqueio terminal, para que não possam utilizar o seu telemóvel no estrangeiro.
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