[weglot_switcher]

Como funciona a tecnologia EMV que protege o seu cartão de fraudes?

A EMV é uma tecnologia pensada para dificultar atividades ilícitas com o cartão de débito ou de crédito. Descubra como funciona e que outras formas há de prevenir e assegurar que não é prejudicado financeiramente por fraudes com o seu cartão.
24 Janeiro 2020, 10h30

Com certeza já terá reparado naquele pequeno chip que o seu cartão de débito ou de crédito possui. Essa característica do cartão foi pensada para dificultar atividades fraudulentas por parte de terceiros com intenções maliciosas. Esta tecnologia, chamada EMV para fazer referência à Europay, Mastercard e Visa que foram as três empresas que originalmente a desenvolveram, está cada vez mais em voga pelo mundo fora.

Mas afinal como é que esta tecnologia dificulta a vida a quem quer usar o seu cartão de forma criminosa? Que tecnologia existia previamente? Será que a fraude foi erradicada com este tecnologia? E, finalmente, que outras formas há de prevenir e assegurar que não é prejudicado financeiramente por fraudes com o seu cartão? Descubra tudo neste artigo elaborado pelo ComparaJá.pt.

 

Da banda magnética ao chip EMV no cartão: a história do combate à fraude

Antes da tecnologia EMV se generalizar nos cartões estes funcionavam – e, por exemplo, nos EUA ainda funcionam muito dessa forma – com base numa banda magnética na parte de trás do cartão. O modo de funcionamento é simples: quando “passa” o cartão na máquina este “lê” a informação depositada na banda magnética, fazendo depois a “ligação” com a compra. Contudo, este processo enferma de um problema: o número da transação é estático – é sempre o mesmo – o que faz com que a fraude saia facilitada.

Hoje em dia, e principalmente na Europa, adotou-se a tecnologia EMV para prevenir essas situações. A maior parte de nós saberá como funciona: insere o cartão no terminal e introduz um pin de 4 números. Isto é a tecnologia e o chip que nela consta a funcionar. Mas o que a torna mais segura?

O chip presente no cartão transmite dezenas de pedaços de informação que passam entre o cartão, o terminal e o banco. E, além disso, ao contrário do cartão de banda magnética, o chip emite um código de transação que não é repetido. A fraude nos cartões fica assim bastante mais complicada.

 

Fraude não desaparece, mas há outras formas de a prevenir

É verdade que a tecnologia EMV não elimina a fraude por completo. Os criminosos aprendem sempre esquemas mais sofisticados para enfrentar sistemas de segurança de maior complexidade. Sim, o nível de fraudes diminuiu. Mas ainda existe. E, para se ver onde pode chegar a magnitude dos estragos, no Japão só em 3 horas um grupo de cerca de 100 ladrões conseguiu roubar 11 milhões de euros em cartões de crédito na…África do Sul. Logo, a questão é: como a prevenir?

Alguns cartões de crédito oferecem, por exemplo, seguros contra fraudes. Desta forma, mesmo que estas sucedam, é possível reaver todo ou parte do dinheiro. Jogar pelo seguro é sempre o mais importante. Uma combinação entre a tecnologia EMV (já largamente disponível nos cartões) e um bom seguro é meio caminho andado para não ter que perder noites a pensar sobre se o seu cartão vai ser “atacado”. Mas, claro, a oferta é variável e cada cartão tem diferentes benefícios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.