Como pode o tremoço ajudar na prevenção do cancro colorretal?

A resposta está na deflamina, uma proteína descoberta por uma equipa de investigação do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, liderada pelo professor catedrático Ricardo Boavida Ferreira. Ao Saúde Online, o investigador falou sobre este achado que, na forma de uma simples bolacha, poderá ter impacto na prevenção das doenças inflamatórias intestinais e do cancro colorretal.

Porquê o tremoço? “À semelhança da videira, é uma planta rica em proteínas e substâncias bioativas”, começa por explicar Ricardo Boavida Ferreira, que recebeu o Saúde Online no seu gabinete no Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, que partilha com outros investigadores, que formam o grupo “Plants for Health and Nutrition”, cujo trabalho consiste em desenvolver soluções inovadoras, com recurso à Biologia, no âmbito da saúde das plantas e dos seres humanos. Ao seu lado, a investigadora Ana Lima, com quem trabalha desde 2012, ano em que começaram a procurar péptidos no tremoço que tivessem atividade anti tumoral, mas que, em 2013, acabaram por descobrir que afinal se tratava de uma proteína: a deflamina.

Continue a ler o artigo AQUI.

Recomendadas

Covid-19: Hospitais privados atenderam cerca de 3.900 ‘suspeitos’ e têm 129 doentes internados

A APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada sugeriu um programa extraordinário de colaboração com o SNS – Serviço Nacional de Saúde para atender os portugueses com outras patologias cujo acompanhamento ou cirurgias estão a ser adiadas.

Covid-19. Portugal com 380 mortes e 13.141 casos confirmados

Os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam a existência de 13.141 casos confirmados e 380 mortes. O número de casos recuperados em Portugal aumentou para 196.

Profissionais de Saúde recebem chamadas, mensagens e dados móveis gratuitos

Os benefícios a quem está na linha da frente do combate à pandemia advêm de um acordo entre o Governo e as operadoras de telecomunicações.
Comentários