[weglot_switcher]

Como poupar 500.000 euros para a reforma?

Poupar 500.000€ ao longo da vida profissional pode parecer um objectivo inatingível mas, pode alcançar-se, sobretudo se investir desde cedo num produto com uma boa rentabilidade e com uma fiscalidade favorável.
6 Agosto 2018, 14h00

Estes são os três segredos para conseguir juntar 500.000 euros aos 65 anos:

1 – Quanto mais cedo começar a poupar, melhor;

2 – Quanto mais rentável for a sua poupança, melhor;

3 – Quanto menos IRS pagar, melhor.

Vamos agora analisar os resultados das simulações efetuadas pela Optimize para conseguir atingir este objectivo de 500.000 euros!

Quem tem 50 anos de idade e está a aplicar a sua poupança com uma rentabilidade anual de 2% pagando os normais 28% de IRS teria de poupar mensalmente 3.209 euros. O que é praticamente impossível de conseguir dada a fraca rentabilidade do produto e a ineficiência fiscal.

No entanto, uma pessoa com a mesma idade se aplicar a sua poupança com uma rentabilidade anual de 6% num fundo PPR em que apenas pagará 8% de IRS consegue atingir este objectivo se poupar 1.829 euros/mês. Objectivo ainda difícil de alcançar mas é perceptível a grande importância da rentabilidade e da fiscalidade na escolha da aplicação da poupança.

Se está na faixa etária dos 40 anos de idade e se aplicar a sua poupança com uma rentabilidade anual de 6% num fundo PPR em que apenas pagará 8% de IRS consegue atingir este objectivo se poupar 778 euros por mês. Objectivo ainda difícil mas permite-nos perceber também a grande importância do prazo de investimento.

Quem conseguir começar a sua poupança para a reforma aos 25 anos, se escolher um fundo PPR que lhe permita obter uma rentabilidade média anual de 6%, consegue atingir os 500.000 euros de valor acumulado líquido com uma poupança mensal de apenas 276 euros!

Conclusão:

Poupar 500.000 euros para reforma pode estar ao alcance de quase todos desde que:

1 – Se comece a poupar desde cedo;

2 – Se procure maximizar a rentabilidade da poupança;

3 – Se escolha um produto com uma fiscalidade favorável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.