Depois das fitas VHS veio o DVD, uma das tecnologias de imagem que mais depressa se espalhou pelas casas de todos nós. Com o advento da TV em alta definição, o DVD foi substituído pelos discos Blu-ray. Que agora estão a ser substituídos pela conveniência dos serviços de streaming.
Quem tem colecções de discos Blu-ray com filmes ou séries de TV e um computador com Windows 10, já deve ter reparado que o sistema operativo da Microsoft não tem nenhuma funcionalidade que permita usá-los. Mas não dê para reciclagem já. Existem várias formas de os continuar a usar, mesmo em Windows 10.
Estão disponíveis vários programas gratuitos que lhe permitem passar o conteúdo dos discos Blu-ray para ficheiros digitais, que depois podem ser lidos directamente pelo software incluído no Windows.
Dois deles chamam-se MakeMKV e Handbrake. E são usados em conjunto para criar um ficheiro .MKV que depois poderá ser lido pelo ‘Filmes e programas de TV’, o leitor integrado no Windows.
O processo é simples: primeiro usa o MakeMKV para ler os dados que estão nos discos Blu-ray para o seu computador e depois usa o Handbrake para os comprimir para um tamanho mais aceitável. Isto porque, muitas vezes, um filme gravado num Blu-ray pode chegar facilmente aos 50 GB.
No segundo passo, deve ter atenção à compressão para que não perca muita qualidade. O Handbrake inclui um conjunto de perfis adaptados a vários dispositivos e tamanhos de ecrã de forma a obter os melhores resultados possíveis. No entanto, pode editá-los, se não gostar do resultado.
A regra geral é: quanto mais comprimir, menor será a qualidade da imagem.
Se não quiser perder tempo a converter a sua colecção de filmes em Blu-ray, existem alternativas.
A primeira é um dos programas de reprodução de vídeo que pode usar sem ter de gastar um cêntimo: o VLC.
Embora seja o rei da versatilidade, suportando a maioria dos formatos de vídeo que existem no universo conhecido, o VLC não reproduz discos Blu-ray sem se fazerem algumas configurações.
Outra alternativa, que também é gratuita é o Leawo Blu-ray. Também é compatível com DVD, é um leitor de Blu-ray competente, mas não oferece todas as funcionalidades que existem num leitor completo.
Do lado do software completamente comercial, existe o PowerDVD 20 da Cyberlink, que suporta DVD, Blu-ray, Blu-ray 3D, Blu-ray a 4K, imagens HDR e reprodução a taxas de actualização do ecrã mais altas.
Pode ainda reproduzir DVD e Blu-ray a partir de ficheiros ISO, por isso, se já passou alguns discos de físico para digital pode usá-los sem problemas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com