[weglot_switcher]

Companhias aéreas já estão a vigiar os seus passageiros com câmaras de vídeo

A Cathay Pacific é a mais recente transportadora a monitorizar os seus passageiros recorrendo à vigilância de vídeo.
6 Agosto 2019, 09h46

A companhia aérea de Hong Kong, Cathay Pacific, revelou que está a vigiar os seus passageiros através de câmaras de bordo, reabrindo assim o debate sobre a vigilância nos aviões, revela a “CNN“.

A transportadora aérea que integra o lote das melhores do mundo, indica que esta recolha de informações faz parte de uma atualização na política de privacidade implementada final do mês de julho.

A Cathay Pacific confirmou a recolha de imagens dos seus passageiros através do sistema de entretenimento de bordo (IFE) e assim ver como estes passam o seu tempo durante a viagem. A companhia aérea refere que essas imagens são recolhidas por câmeras de vigilância fixadas em redor do avião e não colocadas no sistema IFE.

“Em linha com a prática padrão e para proteger os nossos clientes e funcionários há câmeras de CCTV instaladas nas nossas salas de espera e aviões a bordo para fins de segurança”, afirmou um porta-voz da Cathay Pacific à “CNN Travel”.

No início de 2018, várias companhias aéreas confirmaram a existência de câmaras nos seus sistemas de entretenimento, o que provocou diversas preocupações com a privacidade dos passageiros. As companhias aéreas como a Singapore Airlines, Emirates e American Airlines assume não ter planos para a colocação destas câmaras.

O porta-voz da Cathay sublinhou que dispositivos semelhantes não foram instalados nos seus IFE. “Os nossos sistemas de entretenimento a bordo não possuem câmaras, microfones ou sensores para vigiar os passageiros”.

Na sua política de privacidade, a companhia aérea diz que a recolha de dados foi criada para melhorar a experiência de voo com personalização adicional. A companhia aérea também diz que os dados podem ser compartilhados com outros parceiros para fins de marketing.

Embora a vigilância CCTV seja aceite por muitos como uma medida de segurança outros acham que vigiar os passageiros nos limites de uma cabine de avião é estar a ir longe demais. A Cathay Pacific tem um registo irregular quando se trata de privacidade digital. Em outubro de 2018, a companhia revelou a violação de dados que afetou cerca de nove milhões de passageiros.

A British Airways também sofreu uma violação de dados em 2018 e foi multada em 205 milhões de euros, de acordo com as regras do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.