[weglot_switcher]

Compra da Tagusgás pela Galp Gás foi assessorada pela Sérvulo e pelo BCP

Galp Gás Natural Distribuição anunciou esta segunda-feira a conclusão do negócio de compra da Tagusgás, empresa de distribuição de gás natural na região Centro do país, por um valor de 32 milhões de euros. A Sérvulo foi o assessor jurídico e o Millennium BCP o assessor financeiro.
16 Julho 2019, 07h33

A Galp Gás Natural Distribuição, concluiu com a Gásriba, a aquisição de 58,03% da Tagusgás por um montante de cerca de 32 milhões de euros.

Nesta operação, anunciada ontem ao mercado, a Galp Gás Natural Distribuição foi representada juridicamente pela equipa da Sérvulo, liderada por Teresa Anselmo Vaz, com a assessoria de Francisco Estácio.

O assessor financeiro da operação foi o Millennium Investment Banking.

A compra foi previamente autorizada pelo Governo Português, como concedente ao abrigo do Contrato de Concessão de 2008, após a não oposição da Autoridade da Concorrência portuguesa e da ERSE – Autoridade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A GGND é a principal distribuidora de gás natural em Portugal, com uma base de ativos regulados (RAB) de cerca de mil milhões de euros e cerca de 1.450 milhões de metros cúbicos (m3) de gás natural distribuído anualmente através das suas oito empresas de distribuição de gás natural em Portugal. No país há 11 empresas de distribuição de gás natural.

A Tagusgás já era participada pela Galp em 41%, mas com a compra destes 58% que estavam nas mãos da empresa Gásriba, a Galp passa a deter o controlo de 99% da Tagusgás, tal como diz o comunicado: “Após o closing da aquisição, a GGND passa a deter 99,36% do capital social da Tagusgás, que opera principalmente a concessão de distribuição de gás natural nas regiões de Santarém e Portalegre, com base regulada de ativos de cerca de 82 milhões de euros e cerca de 122 milhões de m3  de gás natural distribuído anualmente”, refere a nota.

A Galp Gás Natural Distribuição é detida pela Galp e pela japonesa Marubeni

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.