A Symington Family Estates, um dos maiores e mais respeitados produtores de vinhos do Porto e Douro, com uma forte presença no setor vitivinícola nacional, tem um forte compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Em comunicado, as partes afirmam que a sua adesão ao modelo de Comunidades de Energia reflete o seu papel de liderança no setor e reforça a sua aposta na sustentabilidade, enquanto reduz os seus custos de energia.
Com o sistema desenvolvido pela Greenvolt Comunidades, assente na solução de gestão e partilha de energia, a produção fotovoltaica irá alimentar três diferentes localizações detidas igualmente pela Symington, no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia. A empresa detém duas Unidades de Produção de Autoconsumo (UPAC), localizadas na Quinta do Marco e na Quinta de Santo António, situadas também em Vila Nova de Gaia. A potência conjugada de ambas as UPAC é de 377,8 kWh, assegurando uma produção anual de 440 MWh. Da energia produzida anualmente, o autoconsumo representa apenas 318 MWh, criando a oportunidade para otimizar os restantes 122 MWh/ano produzidos. A Comunidade de Energia criada irá assim permitir o aproveitamento da energia produzida nas duas UPAC para partilha de energia com outras 3 localizações da Symington, sem necessidade de realizar novos investimentos ou instalar painéis solares numa zona sensível, patrimonialmente.
“As energias renováveis devem ser implementadas com rigor e alinhadas com os valores e normas ambientais, garantindo eficiência e um impacto sustentável. A descentralização é essencial neste processo, especialmente através de Comunidades de Energia, que permitem às empresas, como a Symington, otimizar infraestruturas já existentes, tornando-as mais eficientes e gerando benefícios significativos para o ambiente, o património e para o seu negócio.”, afirma João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, citado pelo comunicado.
A Symington, há mais de cento e quarenta anos em Portugal e um dos grupos mais relevantes no setor vinícola nacional, tem vindo a fazer uma aposta cada vez maior nos diferentes pilares da sustentabilidade, levando inovação ao Douro vinhateiro bem como às suas instalações em Gaia. “Para nós a transição energética é essencial para concretizar a nossa missão, razão pela qual investimos na produção de energia verde para autoconsumo. A parceria que agora estabelecemos permite-nos, sem necessidade de qualquer infraestrutura adicional, otimizar a capacidade de produção que já temos instalada e usá-la em outras localizações do grupo.”, afirma Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates.
José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades, sublinha que “a Symington, com mais de 140 anos de história, é um exemplo claro de como tradição e inovação podem caminhar de braços dados. Ao apostarem nas Comunidades de Energia, a Symington assume a responsabilidade de ajudar a salvaguardar o futuro do setor e do ambiente, garantindo um legado sustentável para as próximas gerações. Esta visão inspiradora revela o compromisso com um futuro mais justo e sustentável para todos”.
A Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de Comunidades de Energia, atua no mercado desde abril de 2022, liderando este segmento com mais de 60 MWp instalados, correspondendo a mais de 160 projetos de norte a sul do país, sendo que mais de 30 já se encontram em funcionamento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com