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Condução autónoma da Tesla provocou “dezenas de acidentes” em apenas 10 meses, segundo relatório

As construtoras relataram 392 falhas que envolveram os sistemas ADAS, com a Tesla a registar, de longe, o maior número. Seguiu-se a Honda com 90 acidentes, Subaru com dez, Ford cinco e a Toyota com quatro.
15 Junho 2022, 17h56

Veículos Tesla que utilizam o software de piloto automático estiveram envolvidos em 273 acidentes no ano passado, de acordo com um relatório divulgado esta quarta-feira, 15 de junho, pelo regulador de segurança rodoviária dos EUA, citado pelo “Business Insider”.

O relatório da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário apresenta dados que demonstram o desempenho de como os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) da Tesla e outros funcionam nas estradas dos EUA. Os recursos do ADAS podem automatizar funções do veículo, como direção, travagem e aceleração, mas não chegam a tornar um carro totalmente autónomo.

Os dados foram requisitados pela NHTSA, que instrui as construtoras em junho passado a relatar quaisquer incidentes conhecidos que tenha envolvido as respetivas tecnologias de assistência ao motorista, conhecidas como sistemas de nível 2. Os reguladores também disseram a empresas de veículos autónomos como a Waymo para partilharem informações sobre acidentes.

As construtoras relataram 392 falhas que envolveram os sistemas ADAS, com a Tesla a registar, de longe, o maior número. Seguiu-se a Honda com 90 acidentes, Subaru com dez, Ford cinco e a Toyota com quatro.

A investigação faz parte de um esforço mais amplo do governo dos EUA para entender os riscos e os benefícios de segurança dos recursos do ADAS, que estão a tornar-se cada vez mais comuns e incentivam os motoristas a entregar uma gama maior de tarefas de direção aos seus veículos, desde o estacionamento até à mudança de faixa.

A Tesla, em particular, está sob intenso escrutínio dos reguladores após uma série de acidentes nos quais carros com piloto automático colidiram com veículos de emergência parados. Embora a Tesla diga aos motoristas que têm de prestar atenção total, especialistas em segurança criticaram o piloto automático por incentivar uma condução “relaxada”.

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