[weglot_switcher]

Confederação do Comércio quer desconto na TSU para quem aumentar salários acima do valor da inflação

CCP vai apresentar ao Governo propostas orçamentais que incluem redução de 10% da taxa social única em aumentos salariais acima da inflação.
22 Novembro 2019, 12h00

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) quer incentivar atualizações salariais no setor privado para aumentar a competitividade através de um desconto na taxa social única (TSU) para as empresas que aumentem a remuneração dos trabalhadores acima da inflação.

A medida visa a redução de 10% nas contribuições a pagar à segurança social sobre a percentagem de acréscimo salarial acima da inflação, a abater aos 23,75% da TSU a cargo das empresas. E consta no pacote de medidas fiscais para o Orçamento do Estado de 2020 que a CCP pretende apresentar na próxima semana ao Governo, revelou ao Jornal Económico em primeira mão, o seu presidente, João Vieira Lopes.

“Com esta medida o Estado não perde receita e é um incentivo real a aumentos salariais através de uma redução da TSU sempre que as empresas façam aumentos salariais superiores à inflação”, avança João Vieira Lopes, realçando que a medida contribui para o aumento do consumo privado e ajudará ao crescimento da economia que, diz, “não pode ter como grande motor apenas as exportações”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.