[weglot_switcher]

Confiança do consumidor francês aumentou em fevereiro

“A proporção de lares que pensa que os preços vão acelerar nos próximos doze meses caiu ligeiramente. O indicador perdeu um ponto e ficou abaixo da média de longo prazo”, referiu o instituo de estatística francês. Atingiu-se um novo máximo na proporção de lares que acredita que é uma boa ideia poupar.
Gonzalo Fuentes/Reuters
26 Fevereiro 2025, 10h57

A confiança do consumidor em França cifrou-se em 93, em fevereiro, ficando um ponto acima da última avaliação [de janeiro], mas abaixo da média de longo prazo (100 entre janeiro de 1987 e dezembro de 2024) indicam os dados do instituto de estatística francês. A proporção de lares que acredita que é uma boa ideia poupar atingiu um novo máximo.

Ao nível da situação das finanças pessoais francesas, em fevereiro, registou-se um aumento de cinco pontos, e uma subida de dois pontos, quando a comparação é feita com as finanças pessoais passadas. “Ambos os indicadores ficaram acima das médias de longo prazo e atingiram o nível mais elevado desde o início de 2022”, referiu o instituto de estatística francês.

“A proporção de lares que acredita que é uma boa altura, na corrente situação económica, para fazer compras de maior dimensão degradou-se ligeiramente. O indicador perdeu um ponto e continua abaixo da média de longo prazo”, assinalou a mesma organização.

Verificou-se também um aumento, em fevereiro, na proporção de lares que acredita que é uma boa ideia poupar. “Existiu um aumento de quatro pontos e continua claramente acima da média de longo prazo e atingiu o nível mais elevado de sempre”, referiu o instituto de estatística de França.

O mesmo organismo diz ainda que existiu uma melhoria no indicador que mede a opinião dos lares franceses no que diz respeito à sua capacidade de poupar no futuro. Este indicador subiu dois pontos, enquanto que o indicador que mede a habilidade dos franceses de poupar no presente perdeu três pontos. “Ambos os indicadores estão acima da média de longo prazo”, assinalou o instituto francês de estatística.

Em fevereiro o indicador que mede o nível de vida em França, seja passado ou futuro, manteve-se estável, contudo ficam abaixo da média de longo prazo.

Os receios de desemprego “aumentaram fortemente” em fevereiro, diz o instituto de estatística francês, com um ganho de sete pontos, depois de ter caído seis pontos em janeiro. “Este indicador permanece bem acima da média de longo prazo”, diz o instituto de estatística de França.

Verificou-se uma descida no indicador que mede a proporção de lares que considera que se verificou uma subida nos preços durante os últimos 12 meses. “O indicador desceu cinco pontos e aproximou-se da média de longo prazo”, diz o instituto de estatística francês.

“A proporção de lares que pensa que os preços vão acelerar nos próximos doze meses caiu ligeiramente. O indicador perdeu um ponto e ficou abaixo da média de longo prazo”, referiu o instituo de estatística francês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.