[weglot_switcher]

Confiança na economia alemã degrada-se, segundo o Ifo

A redução do abastecimento e as preocupações com o aumento do número de infeções estão a pesar sobre a economia alemã.
  • 4 – Alemanha
26 Julho 2021, 16h16

O sentimento na economia alemã piorou, revela o instituto com sede em Munique liderado por Clemens Fuest.

O índice Ifo de ambiente de negócios da Alemanha (Ifo Business Climate Index) caiu para 100,8 pontos em julho, face a 101,7 pontos em junho.

As empresas avaliaram o atual ambiente empresarial como melhor, mas as suas expectativas para os próximos meses são significativamente menos otimistas. A redução do abastecimento e as preocupações com o aumento do número de infeções estão a pesar sobre a economia alemã.

O índice industrial caiu, devido a uma queda de otimismo nas expectativas das empresas.

Esse indicador diminuiu pela quarta vez consecutiva. “Em contraste, as avaliações das empresas sobre a situação atual atingiram seu nível mais alto desde agosto de 2018”, diz o Ifo.

A utilização da capacidade instalada conseguiu aumentar de 85,9% para 87,1%, um valor que é consideravelmente maior do que a média de longo prazo de 83,5%.

A escassez de produtos intermédios está cada vez mais crítica e há cada vez mais empresas a reclamar da falta de trabalhadores qualificados.

No setor de serviços, o clima de negócios piorou. Embora os prestadores de serviços estejam mais satisfeitos com seus negócios em curso, a sua visão para os próximos meses é muito menos otimista. As empresas continuam esperando números crescentes de vendas, mesmo que não tão fortes quanto no mês anterior.

O Índice do Clima de Negócios no sector do comércio também sofreu uma queda. As expectativas cautelosamente otimistas dos meses anteriores diminuíram, diz o Ifo. Em contrapartida, o indicador da situação atual aumentou ligeiramente. Há cada vez mais empresas de retalho também a relatando esmagamento do abastecimento.

Na construção, o clima de negócios melhorou. As empresas estão mais satisfeitas com a situação atual e o indicador de expectativas subiu pela terceira vez consecutiva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.