[weglot_switcher]

Conheça as empresas que mais dão dinheiro à Sonangol fora do petróleo

Marine Services com 51%, seguida do BAI com 31%, da Sonasurf Internacional 11%, da Sonadiets Services com 5% e da Sonasing Kuito, Sonadiets Ltd e Banco Caixa Geral Totta Angola.
31 Julho 2019, 10h42

A Sonatide Marine Services e o Banco Africano de Investimentos (BAI) são as que lideram a lista das empresas que mais dão dinheiro à Sonangol fora do petróleo, de acordo com o relatório e contas referente a 2018.

No exercício de 2018, fruto das participações financeiras da Sonangol, foram arrecadados um total de 22,1 milhões de dólares dos quais 20,5 milhões de dólares como forma de dividendos e 1,5 milhões de dólares como managements fees, também conhecida como taxa de administração, cobrada por um gestor de investimento por administrar um fundo de investimento.

Comparativamente a 2017, de uma forma geral, verificou-se um decréscimo dos dividendos de 31%, influenciado, sobretudo, pela redução acentuada no segmento de Petróleo, Gás e Energia, em virtude da não distribuição de dividendos das empresas deste sector, refere o documento. No período em análise, os dividendos foram provenientes maioritariamente da Sonatide.

Marine Services com 51%, seguida do BAI com 31%, da Sonasurf Internacional 11%, da Sonadiets Services com 5% e da Sonasing Kuito, Sonadiets Ltd e Banco Caixa Geral Totta Angola, todos, somados, representando 1%. Relativamente aos management fees, 70% foram da Sonamet e 30% da Sonaid.

A Sonatide Marine Services é uma empresa do universo Sonangol constituída em 2000 com sede nas Ilhas Caimão e com sucursal em Luanda. Foi constituída com o objeto social de prestação de serviços marítimos a operadores petrolíferos offshore a trabalhar dentro e fora de Angola, transferência de tecnologia para cidadãos angolanos, promoção de formação de cidadãos angolanos, criação de um centro angolano de marinheiros e pessoal de terra internacionalmente qualificados, criação de um novo centro de proveitos para a Sonangol e a TideWater.

Em novembro, a sede da empresa mudou para o 12º, 13º e o 14º andar do Condomínio Rei Katyavala, Ingombotas, Luanda. A Sonangol detém 60% do capital social da Sonatide Marine Services e a TideWater é detentora de 40%. Com esta mudança, o objeto social da empresa também sofreu uma alteração. Conforme consta do livro de Registo Comercial do Guiché Único, a empresa presta serviços marítimos, incluindo cabotagem e gestão de navios e outros serviços marítimos acessórios a empresas de energia que tenham operações de perfuração, pesquisa e produção no território e águas offshore. Já no BAI, a Sonangol é detentora de 8% do capital social.

Das 73 empresas não nucleares inscritas no balanço de 2018, a Sonangol China Internacional é que mais dá prejuízo à Sonangol, com provisões acumuladas no valor de 73,9 mil milhões Kz, equivalentes a 239,5 milhões de dólares ao câmbio médio de 308,891 Kz praticados até dezembro de 2018.

A seguir está a Sonangol Hidrocarbonetos Brasil, Ltda e a Sonangol Hidrocarbonetos USA, LTd, com provisões acumuladas de 52,8 e 39, 6 mil milhões Kz respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.