[weglot_switcher]

Conheça os benefícios da amamentação (num minuto)

Na semana em que assinala o dia Mundial da Amamentação, a OMS e a UNICEF aproveitam para alertar para os benefícios do aleitamento materno como a melhor forma de nutrição para todos os bebés, mas também chamar a atenção para as barreiras ainda existentes na sociedade para a alimentação mais natural da espécie humana.
1 Agosto 2018, 11h50

“Os bebés nasceram para ser amamentados” – Este é o slogan da campanha universal de promoção do aleitamento materno lançada recentemente.

As propriedades únicas do leite materno vão para além da boa nutrição, pois oferece proteção contra infecções, imunológica e contra alergias; no entanto o mais importante é o impacto que causa sobre o desenvolvimento físico e mental do bebé. Por outro lado, as Mães que amamentam apresentam uma melhor recuperação pós-parto e menor incidência de cancro da mama e dos ovários, de osteoporose e de obesidade. E, o próprio processo de aleitamento envolve uma proximidade e uma intimidade entre a mãe e o bebé que fortalece sobremaneira o vínculo entre eles.

A OMS recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses do bebé. Após esse período, a Organização recomenda que as mães continuem a dar leite materno junto com outros tipos de dieta até os dois anos ou incluso mais.

No entanto apesar destes factos serem amplamente aceites e validados, as Mães encontram ainda muitas dificuldades ao optarem pela amamentação:

. Muitas vezes, e ainda na maternidade são aconselhadas a optar pelo leite em pó, sentindo se uma carência óbvia de aconselhamento e apoio dos serviços e profissionais de saúde

– No regresso à vida profissional, após a licença de maternidade, a pressão para abandonar o leite materno é notória pois não existem planos de integração da pratica no local de trabalho, e toda a logística de extração do leite implica uma série de condições que solicitam outros apoios

– No seio familiar a partilha de tarefas é Vital para a saúde da Mãe e do bebé pois a Mãe necessita de períodos de descanso para recuperar.

. Socialmente existem ainda barreiras sociais que inibem as mães de amamentar em público.

A OMS defende, assim, que as mulheres precisam de ser apoiadas socialmente para que se sintam confortáveis para amamentar o seu filho a qualquer momento, em qualquer lugar.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.