[weglot_switcher]

Conheça os passaportes mais poderosos do mundo

No índice do Global Passport Ranks Portugal está no terceiro grupo com autorização a deslocação sem visto para 137 países.
28 Agosto 2021, 12h00

A aquisição de um passaporte é fundamental para poder viajar pelo mundo. No entanto, existem passaportes mais “poderosos”, ou seja, que são mais permissivos quanto aos sítios que os cidadãos podem viajar livremente.

Segundo o índice Global Passport Ranks, Alemanha e Espanha têm os passaportes mais poderoso do mundo. No ranking, ambas estão posicionadas no primeiro lugar com acesso a 139 locais sem necessidade de visto, parcial ou total. Das 139 países para onde a Alemanha permite viajar, 104 não requerem necessidade absoluta de visto, na Espanha são 103.

Por sua vez, no segundo grupo do ranking, está a Áustria, Suíça, Irlanda, Estados Unidos da América e Nova Zelândia dão acesso a deslocação sem visto para 138 países. Neste conjunto de países é necessário visto para visitar 60 outros sítios.

Segue-se o terceiro grupo do Global Passport Ranks, onde Portugal está integrado com autorização a deslocação sem visto para 137 países, dos quais 103 sem necessidade de visto à chegada e à partida e 34 apenas à chegada. A par com Portugal estão Suécia, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Itália, Luxemburgo, Japão, Coreia do Sul e Austrália. Em todos é preciso visto para ir a 60 países.

Depois, no quarto grupo, estão a França, Malta, Países Baixos, República Checa, Grécia e Polónia, cujos passaportes dão permissão para visita sem visto a 136 países. No quinto grupo estão posicionados a Noruega, Eslovénia, Hungria, Eslováquia, Canadá e Emirados Árabes Unidos, com autorização para 135 países.

Nas últimas posições do índice pertencem ao Iraque e o Afeganistão, cujos passaportes permitem visitar 32 e 31 países respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.