Conheça os vencedores do Altice International Innovation Award 2019

Entre um universo de mais de 90 candidaturas submetidas na terceira edição do prémio, o primeiro lugar da categoria Startups, reconhecido com um prémio monetário de 50 mil euros e a possibilidade de realização de um piloto (prova de conceito) com o grupo Altice, é atribuído ao projeto iLOF.

Com vista à promoção e reconhecimento do empreendedorismo e do talento tecnológico, os grandes vencedores do Altice International Innovation Award 2019 já se encontram escolhidos.

Entre um universo de mais de 90 candidaturas submetidas na terceira edição do prémio, o primeiro lugar da categoria Startups, reconhecido com um prémio monetário de 50 mil euros e a possibilidade de realização de um piloto (prova de conceito) com o grupo Altice, é atribuído ao projeto iLOF.

Este projeto recorre a algoritmos de Inteligência Artificial (IA), aplicados a Big Data, para potenciar o sucesso dos ensaios clínicos em doenças neurodegenerativas, nomeadamente nos doentes de Alzheimer, com vista a uma redução de custos e a uma selecção mais eficaz de pacientes.

Startup nascida no Porto recebe dois milhões de euros para combater a doença do Alzheimer

Já o melhor projeto entre os finalistas de mestrado e doutoramento, na categoria Academia, é o projecto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving, que será valorizado com um prémio monetário no valor de 25 mil euros.

O projeto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving explora o cruzamento e a análise da informação recolhida sobre as reacções neurocognitivas e neuromotoras, a fim de avaliar e prever a performance do ser humano em condições extremas de condução, de modo a tirar ilações que possam reforçar, entre outros, a evolução da condução autónoma.

A iniciativa contou, ainda, pelo terceiro ano consecutivo, com a parceria da ANI – Agência Nacional de Inovação, que atribuiu a distinção Born from Knowledge (BfK), juntamente com um prémio pecuniário de 5 mil euros, ao projecto iLOF, corroborando assim o vencedor da Edição deste ano do Altice International Innovation Award.

De acordo com Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, “o Altice International Innovation Award vem premiar a inovação que emana do conhecimento e reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, criando condições para potenciar o talento nacional e divulgá-lo dentro e fora de portas. Nesta 3ª Edição do AIIA todos os Finalistas do Prémio apresentaram projectos e soluções, cuja inovação e a tecnologia é base fundamental, e respondem a necessidades presentes no dia-a-dia”.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Startups da Demium poderão aceder a novo fundo de 30 milhões de euros

A incubadora espanhola está presente em Portugal há mais de um ano. Os empreendedores têm a hipótese de receberem 100 mil euros através de um novo fundo de investimento da sua subsidiária, Think Bigger Capital.

Plataforma Wish pede abertura de capital após lucrar mais de 1,7 mil milhões de dólares até setembro

Ao demonstrar vontade de entrar na bolsa, a Wish junta-se a uma lista de empresas tecnológicas que pretende estrear-se na Bolsa de Valores de Nova Iorque antes do fim do ano, como é o exemplo da Airbnb.

Barracuda Networks compra startup portuguesa Fyde

A empresa norte-americana de soluções de cibersegurança na ‘cloud’ investiu em tecnologia criada no Porto. A startup, fundada em 2017, tem também sede em Palo Alto.
Comentários