A produção de um artigo tem sempre impacto ambiental, portanto há que repensar o consumo excessivo que fazemos de modo a evitar a acumulação insustentável de resíduos. Muitos artigos consumidos não são reutilizados, nem tão pouco reciclados. Os brinquedos tão querida na próxima festiva que se aproxima são um destes casos.
Assim, antes de determinar um fim para os brinquedos das crianças da família pondere primeiro repará-los, doá-los, trocá-los ou vende-los. Soluções responsáveis e até solidários, com um valor muitíssimo superior à ação de “deitar para o lixo”.
Nos últimos três anos, só em Portugal foram vendidos cerca de 44 milhões de brinquedos sabendo-se desde já que com o consumo natalício este número aumentará exponencialmente. Logo, se não for dada uma nova utilidade aos brinquedos já utilizados a quantidade de resíduos será brutal.
Diversas instituições de solidariedade social recebem brinquedos usados para oferecer a crianças mais desprotegido, promovendo o espírito caritativo do Natal e dando uma nova valorização a esses artigos. Pondere sobre esta opção, para além de estar a ajudar o planeta, estará também a contribuir para a felicidade de uma criança que necessita.
Envolva e incentive as suas crianças e jovens a:
· Promover o sentido de responsabilidade – indique à criança que é necessário preservar o seu brinquedo de modo que este dure imenso tempo.
· Sensibilizar para a doação – partilhar é fundamental. Junte-se aos mais pequenos para escolher os brinquedos que já não são usados e incentive-os a partilhar com outras crianças que não têm nenhum.
· Conversar sobre o impacte ambiental dos brinquedos – O ensino básico do 1º ciclo já promove conteúdos sobre os cuidados a ter com o meio ambiente. Aproveite essas noções para explicar que a necessidade de reutilizar e reparar brinquedos e jogos.
Faça com que a família toda seja mais responsável. Todo o contributo faz a diferença.
Informe-se connosco.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, linha whatsapp 966 449 110, endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com