[weglot_switcher]

Conservar alimentos no congelador: Dicas para bem comprar e congelar

Não se esqueça que para congelar alimentos o equipamento terá de apresentar quatro estrelas. Os congeladores de três servem apenas para conservar os produtos comprados já congelados.
26 Junho 2019, 15h45

No tempo de calor ter um bom aparelho de frio, frigorífico, congelador ou arca congeladora é muito importante para evitar a deterioração dos alimentos, crus ou cozinhados.

Comecemos pela compra do aparelho para congelar

Não se esqueça que para congelar alimentos o equipamento terá de apresentar quatro estrelas. Os congeladores de três servem apenas para conservar os produtos comprados já congelados.

São as temperaturas alcançadas no interior do congelador que definem o número de estrelas apresentadas. Portanto, um equipamento de quatro estrelas atingirá uma temperatura entre o -18º e os -24ºc.

Como congelar corretamente os produtos?

  • Quanto mais frescos forem congelados os alimentos, melhor. Se o congelador tiver a função de congelação rápida, acione-a quando se tratar de alimentos que estavam à temperatura ambiente. Arrume de imediato os produtos congelados.

 

  • Ao contrário do frigorífico, no congelador pode organizar e arrumar da forma que lhe parecer mais prática, pois a temperatura apresentada é uniforme.

 

  • Nunca introduza alimentos quentes diretamente no congelador. Deixe-os arrefecer antes de os guardar e no caso de cozinhados líquidos, não encha o recipiente até ao cimo. Os alimentos dilatam com a congelação, podendo acabar por abrir a tampa.

 

  • Cerca de 12 horas antes de iniciar o processo de congelação, regule o termóstato de forma a atingir o ponto de máximo frio. Depois de pôr os alimentos no congelador, mantenha a temperatura durante mais 24 horas. A seguir, deverá voltar a baixar o termóstato para -18ºC.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.