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Consórcio liderado pela Sonae SGPS anuncia OPA sobre nórdica Musti Group Plc

Em comunicado de imprensa, a Sonae revela que a oferta pública de aquisição avalia a empresa de produtos para animais de estimação em 868 milhões de euros, em termos de capital próprio. 
29 Novembro 2023, 07h28

Um consórcio liderado pela Sonae SGPS, em parceria com dois Administradores e o CEO da Musti, anunciou esta quarta-feira uma oferta pública voluntária de aquisição (OPA) sobre as ações da Musti Group Plc, empresa nórdica com produtos para animais de estimação, tendo em vista o reforço da estratégia de internacionalização e diversificação do portefólio do grupo português.  

Em comunicado de imprensa, a Sonae revela que, com a OPA, a empresa fica avaliada em 868 milhões de euros, em termos de capital próprio, (excluindo 147.566 ações próprias detidas pela Musti).

 “No âmbito da estratégia de crescimento e internacionalização da sua atividade de retalho, a Sonae decidiu reforçar a presença no setor de retalho de produtos para animais de estimação, através da aquisição da Musti, empresa na qual detém já uma posição minoritária adquirida durante os últimos meses. A Musti é líder de mercado no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos, com uma estratégia omnicanal de sucesso alavancada numa gama de produtos próprios e exclusivos, bem como numa presença única no mundo físico e digital”, justifica a Sonae em nota enviada à imprensa. 

De acordo com o grupo  português, o Consórcio deverá avançar “para a próxima fase de desenvolvimento da Musti, contribuindo para o reforço da sua proposta de valor e dando resposta às necessidades de um número crescente de tutores de animais de estimação”, beneficiando da combinação da experiência da Sonae em retalho omnicanal, bem como dos seus recursos e alcance geográfico, que permitiram o desenvolvimento bem-sucedido de insígnias de retalho líderes em diferentes mercados, da experiência e conhecimento dos parceiros do Consórcio no negócio de retalho de produtos para animais de estimação, juntamente com a forte equipa de gestão da Musti, assegurando a continuidade dos seus valores e cultura”, e, ainda “da proposta de valor única da Musti, suportada nas suas marcas próprias e exclusivas e nos serviços complementares, aliada a um amplo conhecimento do consumidor alavancado no seu programa de fidelização exclusivo com mais de 1,5 milhões de clientes ativos e recorrentes.

A OPA irá ser feita através da Flybird Holding Oy, constituída na Finlândia, sendo o preço da oferta de 26 euros por ação, a liquidar em dinheiro.

“O Conselho de Administração da Musti, representado por um quórum composto pelos membros do Conselho de Administração que não integram o Consórcio, decidiu por unanimidade a recomendação aos acionistas da Musti da aceitação da Oferta e venda das suas ações”, refere o mesmo comunicado.

 Ainda sobre o consórcio liderado pela Sonae, que é concretizado através da subsidiária Sonae Holdings, SGPS, SA, fazem parte Jeffrey David, presidente do Conselho de Administração da Musti, Johan Dettel, membro do Conselho de Administração da Musti, e David Rönnberg, CEO da Musti, “os quais detêm uma longa experiência e histórico comprovado de sucesso no sector do retalho de produtos para animais de estimação”. 

Sobre a aposta na Musti, a empresa destaca que “o retalho de produtos para animais de estimação é um segmento em rápido crescimento, beneficiando das fortes tendências de adoção e cuidados premium, do aumento dos gastos por animal e da resiliência inerente ao padrão de consumo não discricionário da sua alimentação”.

A Musti está cotada na bolsa de valores de Helsínquia, tendo uma capitalização bolsista de cerca de 683 milhões de euros, sendo “líder no retalho de produtos e prestação de serviços para animais de estimação nos países nórdicos, com uma sólida proposta de valor omnicanal beneficiando de uma rede de mais de 340 lojas, complementada por operações de comércio eletrónico especializadas em produtos de cuidado e alimentação para animais de estimação, oferecendo aos seus clientes uma forte gama de marcas próprias e exclusivas”, refere o grupo português na mesma nota, acrescentando que, “no seu último ano fiscal” a Musti viu o seu volume de negócios atingir os 426 milhões de euros, com um EBITDA de 74 milhões de euros.

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