Consumidores a nível global recuperam o espírito natalício e vão gastar mais este ano

A maioria dos consumidores afirma que pretende gastar tanto ou mais do que no ano passado. Os millennials são os que vão despender mais neste Natal: 624 euros em média.

Itália | EPA/MASSIMO PERCOSSI

Os consumidores planeam gastar em média 529 euros nesta quadra natalícia, em comparação com os 477 euros do ano passado. De acordo com os dados recolhidos pela Accenture e divulgados esta quinta-feira, a maioria (71%) afirma que pretende gastar tanto ou mais do que no ano passado. Os millennials entre os 32 e 39 anos preveem gastar em média 624 euros e apresentam o valor mais elevado entre qualquer faixa etária.

Para este inquérito, a consultora norte-americana questionou 1.500 consumidores e concluiu que que 76%  dos inquiridos estão ansiosos para, nesta época festiva, passar tempo com a família; 75% planeiam comprar presentes para familiares próximos e 41% a comprar presentes para vizinhos, colegas e amigos.

Esta ‘generosidade de espírito’ vai provavelmente estender-se a outros níveis, já que 70% pretendem, este ano, fazer contribuições para obras de caridade, e 21% pretendem doar mais do que no ano passado. Este número que sobe para 32% na geração Z e 28% dos jovens da geração millennial (idades entre 24-31).

A pesquisa destaca também este desejo contínuo de apoiar as comunidades locais, com 58% dos consumidores a revelarem a intenção de comprar no comércio local e a retalhistas independentes.

Apesar da pandemia, as compras em loja parecem voltar a ser “confortáveis” para maioria dos consumidores. Mais de metade (54%) das pessoas em geral – e 70% dos consumidores da Geração Z – planeiam fazer a maior parte das suas compras de Natal em loja, enquanto, surpreendentemente, 54% dos baby boomers preveem fazer a maior parte das compras online.

Além disso, 25% dos consumidores em geral – e 42% dos millennials mais jovens – indicam que experiências partilhadas, como aulas de culinária, cânticos natalícios ou atividades para as crianças, podem incentivá-los a escolher uma loja em detrimento de outras.

Recomendadas

Siga estes conselhos para uma lista de compras mais eficiente

Aceite odesafio da DECO e junte a família para preparar a vossa lista de compras. Sempre com o intuito de economizar, tempo e dinheiro, descobrirá a utilidade de ter esta “cábula” consigo.

Como consultar a minha conta online?

Aprenda a consultar os saldos e movimentos da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito, através do site ou app do seu banco, neste vídeo promovido pela Associação Portuguesa de Bancos, no âmbito do programa de literacia digital “Tudo o que precisa de saber sobre banca online”.

Que operações posso fazer no meu banco online?

Fique a saber neste vídeo da Associação Portuguesa de Bancos como funciona o site ou app do seu banco e todo o tipo de operações bancárias que pode fazer online de forma simples e segura, neste vídeo promovido pela Associação Portuguesa de Bancos, no âmbito do programa de literacia digital “Tudo o que precisa de saber sobre banca online”.
Comentários