Os consumidores planeam gastar em média 529 euros nesta quadra natalícia, em comparação com os 477 euros do ano passado. De acordo com os dados recolhidos pela Accenture e divulgados esta quinta-feira, a maioria (71%) afirma que pretende gastar tanto ou mais do que no ano passado. Os millennials entre os 32 e 39 anos preveem gastar em média 624 euros e apresentam o valor mais elevado entre qualquer faixa etária.
Para este inquérito, a consultora norte-americana questionou 1.500 consumidores e concluiu que que 76% dos inquiridos estão ansiosos para, nesta época festiva, passar tempo com a família; 75% planeiam comprar presentes para familiares próximos e 41% a comprar presentes para vizinhos, colegas e amigos.
Esta ‘generosidade de espírito’ vai provavelmente estender-se a outros níveis, já que 70% pretendem, este ano, fazer contribuições para obras de caridade, e 21% pretendem doar mais do que no ano passado. Este número que sobe para 32% na geração Z e 28% dos jovens da geração millennial (idades entre 24-31).
A pesquisa destaca também este desejo contínuo de apoiar as comunidades locais, com 58% dos consumidores a revelarem a intenção de comprar no comércio local e a retalhistas independentes.
Apesar da pandemia, as compras em loja parecem voltar a ser “confortáveis” para maioria dos consumidores. Mais de metade (54%) das pessoas em geral – e 70% dos consumidores da Geração Z – planeiam fazer a maior parte das suas compras de Natal em loja, enquanto, surpreendentemente, 54% dos baby boomers preveem fazer a maior parte das compras online.
Além disso, 25% dos consumidores em geral – e 42% dos millennials mais jovens – indicam que experiências partilhadas, como aulas de culinária, cânticos natalícios ou atividades para as crianças, podem incentivá-los a escolher uma loja em detrimento de outras.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com