[weglot_switcher]

Portal da Queixa. Consumidores recomendam 62 marcas

A distinção ‘Marca Recomendada do Ano’ resulta da avaliação dos consumidores feita na rede social Portal da Queixa, ao avaliar nível do serviço prestado no apoio ao cliente.
22 Dezembro 2022, 19h00

Os consumidores elegeram 62 insígnias como ‘Marca Recomendada do Ano’ em 2022. A distinção resulta da avaliação dos consumidores feita no Portal da Queixa, ao avaliar nível do serviço prestado no apoio ao cliente.

A MEO, Continente, Mercadona, Fidelidade, EDP Comercial, ActivoBank, Banco Credibom, MB Way, Worten, Liberty Seguros, Seguro Direto, Repsol, Go Natural, Mazda, Prozis, Norauto, Médis, Grupo Ageas, La Redoute, Remax, Kinda, SU Electricidade, E-Redes, Sapo e Fitness Hutsão algumas das marcas que figuram no pódio das melhores na sua categoria e que recebem o Selo “Marca Recomendada 2022”.

O relatório anual do Consumers Trust revela ainda que só em 2021 o Portal da Queixa registou mais de 170 mil queixas, o que representou um crescimento de 7% no número de reclamações face ao ano anterior. As falhas nas entregas, relativas a compras online, foram o principal motivo das reclamações, em vários sectores.

Atribuído pela Consumers Trust, startup que detém as plataformas digitais Portal da Queixa (Portugal), Libro de Quejas (Espanha), RéclameICI (França) e Complaints Book (África do Sul e Reino Unido), o selo ‘Marca Recomendada do Ano’ reconhece as marcas que se destacaram nesta rede social durante um ano consecutivo.

São marcas que mantiveram o seu Índice de Satisfação elevado e procuraram dar sempre uma resposta eficaz ao consumidor, segundo revela a instituição em comunicado.

“Estas sessenta e duas marcas mostram estar ao lado dos seus clientes e consumidores, prestando-lhes um apoio de excelência através do Portal da Queixa, mantendo uma elevada performance e mostrando que a satisfação do cliente é uma prioridade nas suas estratégias de Customer Service. Esta distinção espelha assim a confiança e a recomendação dos consumidores, muito pela comunicação e apoio prestado pelas marcas através da nossa plataforma”, afirma em comunicado Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

A lista completa das eleitas é composta por: Securitas Direct; Acústica Médica; Mazda; ActivoBank; MB Way; BebéCord; Câmara Municipal da Nazaré; Eleven; Universo; Euroticket Refeição; Solverde.pt; Imovirtual; OLX; Standvirtual; Medicapilar; Dr. Well’s; Colchão Emma; Liberty Seguros; Seguro Directo; JAPblue; Skynet; Nacex;
CTT; VidaXL; Via Directa; E-Redes; EDP Comercial; SU Electricidade; MatosinhosHabit; Best Electronics; Repsol; Well’s; SA Formação; Fitness Hut;  360Imprimir; Banco Credibom; IEFP; LeasePlan; La Redoute; Globaldata; iServices; Mercadão; KuantoKusta; Grupo Interpass; Kinda; Joom; Remax; Prozis; Armazéns Reis; Fidelidade; Car Service; MEO; Grupo Optivisão; Sephora; Adecco; Querido Mudei a Casa Obras; Strong Charon; Médis; Sapo; Aquário Electrónica; Worten; UZO; SaltPay; e Smile.UP.

Algumas das marcas repetem o feito que já tinham alcançado em 2021. No ano passado a Consumers Trust distinguiu marcas de todas as categorias do Portal da Queixa. No ano passado as Matrizauto, Banco Credibom, Master.D, Feu Vert, Endesa, Prio, Medicare, Worten, Pingo Doce, Grupo Interpass, Optivisão, Ageas Seguros, Goldenergy, Prosegur, Repsol, Cofidis, MEO, E-Redes, EDP Comercial, Remax e La Redoute receberam o troféu.

Segundo destaca Pedro Lourenço, CEO e fundador da Consumers Trust, “este relatório é uma reflexão sobre a forma como as marcas se relacionam com os consumidores e sobre a importância comprovada de que, quanto melhor seja a reputação digital e o desempenho de uma marca no serviço de atenção ao cliente, melhores resultados obterá junto dos consumidores”.

“Há muito por detrás do sucesso ou insucesso de uma marca, mas sem dúvida de que, nos dias que correm, a relação marca-consumidor tem um impacto real no seu desempenho. As marcas não vivem sem os consumidores, os consumidores procuram obter o melhor das marcas. E é este equilíbrio que transforma marcas em Marcas Recomendadas e consumidores em consumidores satisfeitos”, conclui o CEO.

Portal da Queixa recebe quase 15 mil reclamações desde o inicio do ano nos correios

As reclamações dirigidas ao sector dos Correios, Transportes e Logística têm vindo a aumentar, sobretudo pelos atrasos (44% das queixas têm a a ver com isso).

“Desde o inicio do ano até dia 21 de dezembro foram registadas pelo Portal da Queixa perto de 15 mil reclamações, o que traduz um crescimento de 45% face a 2019”, diz o Portal.

Só no Natal as queixas ultrapassam as 2.300. Os Correios Expresso Nacional e Internacional são a categoria mais reclamada, absorvendo 57% do total.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.