[weglot_switcher]

Contabilistas Certificados demarcam-se de comunicado do Conselho Nacional das Ordens Profissionais

Conselho Nacional das Ordens Profissionais veio a público criticar o projeto de lei do PS, mas a ordem dos Contabilistas Certificados não subscreveu a deliberação, apesar de assumir a “profunda discordância com algumas das propostas apresentadas” pelo PS.
11 Outubro 2021, 22h48

A Ordem dos Contabilistas Certificados demarcou-se do comunicado hoje divulgado pelo Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP).

“Analisada a proposta de comunicado, venho por este meio informar que a Ordem dos Contabilistas Certificados não irá subscrever o comunicado conjunto”, segundo o email a que o JE teve acesso enviado esta segunda-feira, 11 de outubro, pela bastonária Paula Franco.

A responsável assume a “profunda discordância com algumas das propostas apresentadas” pelo PS, mas sim a “metodologia utilizada no seio do CNOP”.

Paula Franco sublinha que várias ordens profissionais reagiram publicamente – “manifestando legitimamente as suas opiniões” – quando o projeto de lei foi conhecido e sem que “previamente tenha havido uma articulação entre as ordens”.

“Parece-nos, por isso, que a proposta de comunicado e o seu teor genérico são extemporâneos”, defende.

Desta forma, a ordem dos contabilistas certificados garante que está disponível para “trabalhar na apresentação conjunta de propostas de alterações concretas que vão de encontro às nossas aspirações e melhorem o serviço público que prestamos”.

O Conselho Geral do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) veio hoje a público anunciar que aprovou uma deliberação que aponta a “tentativa de governamentalização” ao projeto de lei do PS que vai ser votado no Parlamento esta quarta-feira. Este projeto visa alterar as atuais regras de acesso à profissão.

A CNOP considera que o projeto “tem normas prejudiciais ao serviço público que prestam à sociedade”, na medida em que “atentam contra o seu funcionamento eficaz, democrático e independente”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/conselho-das-ordens-profissionais-aponta-tentativa-de-governamentalizacao-a-projeto-de-lei-do-ps-794461

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.