[weglot_switcher]

Contabilistas cobram o dobro pelo preenchimento da declaração do IRS

O valor médio cobrado passou dos 30 para os 60 euros este ano. Para além da procura crescente por este serviço, a Fixando “justifica a subida significativa com o aumento da complexidade de informações e opções para otimizar o resultado da declaração de IRS”. 
IRS dinheiro salário
26 Junho 2024, 14h28

O preço médio cobrado por contabilistas para o preenchimento da declaração de IRS duplicou em 2024, passando de 30 euros no ano anterior para 60 euros, revelam dados da plataforma de contratação de serviços Fixando.

Para além da procura crescente por este serviço, a Fixando “justifica a subida significativa com o aumento da complexidade de informações e opções para otimizar o resultado da declaração de IRS”.

Segundo a mesma análise da Fixando, “com a aproximação da data-limite para a submissão das declarações fiscais, a procura pelo serviço de preenchimento do IRS cresceu 46% em junho face ao mês anterior”.

Este aumento sazonal acompanha uma tendência anual, onde se verificou um crescimento de 36% na procura em 2024, comparado com 2023.

“A alteração das tabelas de IRS, com os mínimos de isenção, bem como a entrada de mercado de novos profissionais, são fatores que contribuem para que um maior número de contribuintes esteja obrigado a entregar a declaração de IRS,” explica um responsável da Sistecon Contabilidade & Seguros, que confirma um aumento superior a 35% na procura pelos seus serviços em 2024.

No que diz respeito ao perfil típico dos clientes, a empresa “destaca que a maioria são contribuintes que auferiram rendimentos das categorias A e B, mas também titulares de rendimentos das categorias F, G, J e L”.

“Trata-se efetivamente de contribuintes com um rendimento anual entre os 50 e 80 mil euros, com algumas particularidades,” refere o responsável da Sistecon. “Quanto ao aumento dos preços nos últimos anos, justifica-se com a complexidade crescente das informações e o tempo necessário, não só para entregar a declaração, mas também para esclarecer todas as dúvidas dos contribuintes. Orientá-los relativamente às boas práticas fiscais a ter em conta para o ano seguinte é um fator importante”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.