[weglot_switcher]

Continente promove a maior recolha alimentar de sempre em Portugal

Ao contrário das recolhas tradicionais com voluntários, não recomendadas no atual contexto, nesta campanha que decorre até 31 de dezembro, o cliente só tem de indicar, no momento do pagamento nas lojas Continente e Meu Super, quais os bens que pretende doar e as respetivas quantidades.
Continente
13 Novembro 2020, 19h12

O grupo retalhista nacional Continente, pertencente ao Grupo Sonae, arrancou hoje, dia 13 de novembro, ‘Dia Mundial da Generosidade’, a nova campanha solidária da Missão Continente ‘Todos por Todos’ de recolha de bens essenciais para ajudar as famílias portuguesas que mais precisam.

Os alimentos que veirem a ser recolhidos no âmbito desta iniciativa serão depois distribuídos pela Cruz Vermelha Portuguesa, pela Rede de Emergência Alimentar.

“A campanha ‘Todos por Todos’, em parceria com a TVI, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e LAPS Foundation, pretende ajudar na resposta social nacional, numa altura em que os pedidos de ajuda às instituições de solidariedade voltam a aumentar e o sentido de entreajuda é fundamental. Segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional, a taxa de desemprego em Portugal deverá atingir os 8,1% até ao final do ano e os dados do Instituto de Segurança Social (ISS) já confirmaram um aumento considerável de beneficiários do Rendimento Social de Inserção, tendo o ISS recebido, desde março, mais de 32 mil pedidos para esta prestação, destinada a pessoas ou famílias em situação de pobreza extrema”, explica um comunicado do Continente.

De acordo com esta nota, “depois da campanha ‘Nunca Desistir’, que decorreu em abril e angariou mais de 600 mil euros e doou 150 toneladas de alimentos, a Missão Continente quer mobilizar o país inteiro para “a maior recolha de alimentos de que há memória”.

“Ao contrário das recolhas tradicionais com voluntários, não recomendadas no atual contexto, nesta campanha que decorre até 31 de dezembro, o cliente só tem de indicar, no momento do pagamento nas lojas Continente e Meu Super, quais os bens que pretende doar e as respetivas quantidades. O operador de caixa adiciona a doação à conta (através de vales com códigos de barras criados para a campanha) e está feita a contribuição, sem necessidade de manusear ou transportar os artigos. Além do contributo dos portugueses, a ‘Missão Continente’ compromete-se a adicionar 150 toneladas de alimentos para doação”, adianta o referido comunicado.

Os responsáveis do Continente assinalam também que “a campanha ‘Todos Por Todos’ contribui ainda para o apoio à comunidade artística e cultural: todos os clientes que comprarem vales até ao dia 27 de dezembro, habilitam-se a ganhar bilhetes duplos para assistir a concertos de bandas e artistas nacionais”.

“A ‘Missão Continente’ convidou 12 nomes conhecidos do panorama musical português para atuar em várias localidades de norte a sul do país, apoiando e promovendo assim a cultura portuguesa e a atividade artística, setor profundamente afetado pela pandemia. Com o calendário de concertos a anunciar em breve, sabe-se que Jimmy P, Clã, Salvador Sobral e Capicua serão alguns dos nomes presentes”, adianta o comunicado em questão.

Além disso, o Continente fará uma doação adicional de 10 toneladas de bens alimentares à União Audiovisual, uma entidade criada para apoiar os técnicos responsáveis pelo som, vídeo e imagem dos espetáculos, e que ajuda atualmente cerca de 250 famílias a nível nacional.

“Sabemos que os pedidos continuam a chegar às instituições de apoio social. E nós queremos ajudar as famílias portuguesas que se encontram em estado particular de vulnerabilidade, mas também de promover a cultura e a música portuguesa, um setor com que o Continente tem trabalhado nos últimos anos, em várias ocasiões. Além de uma mobilização ‘por todos’, queremos proporcionar momentos culturais e de descontração ‘para todos’”, refere Tiago Simões, diretor de Marketing da Sonae MC.

Para Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, promotora da Rede de Emergência Alimentar, “esta é literalmente uma campanha ‘Todos Por Todos’ porque só assim, em conjunto, conseguimos continuar a ajudar quem mais precisa. Há famílias a viver momentos muito difíceis”.

“Estamos desde o início da pandemia com a ‘Missão Continente’, que nos tem ajudado a chegar a quem mais precisa. Todos temos um papel essencial nesta luta desigual e o mais importante é ajudarmo-nos uns aos outros”, descreve, por seu turno, Susana Marques, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

“Desde a chegada do novo coronavírus a Portugal, a ‘Missão Continente’ já respondeu a inúmeros pedidos de apoio, distribuindo milhares de bens alimentares e de higiene, entre outros, por dezenas de entidades em que se incluem hospitais, autarquias e instituições de solidariedade, com o objetivo de ajudar não só os mais vulneráveis e em situação de doença, mas também profissionais de saúde e agentes de proteção civil que continuam na linha da frente a lutar contra a Covid-19”, acrescdenta o comunicado em apreço.

Os responsáveis do Grupo Sonae MC recordam que “as ações da ‘Missão Continente’ fazem parte das iniciativas que o Continente tem vindo a comunicar como #BomParaPortugal, pois espelham a relação intrínseca que a marca tem vindo a desenvolver com as comunidades que se insere”.

“Neste momento, mais do que nunca, a ‘Missão Continente’ quer estar com as famílias portuguesas, agradecendo a confiança depositada, ao longo de mais de três décadas.

Quem estiver interessado em contribuir para a  #MissaoContinente #TodosPorTodos, campanha ‘Todos por Todos’, pode recorrer à linha telefónica de valor acrescentado: 761 10 07 07, fazer transferência MBWay: 93 707 07 07 ou transferência bancária: IBAN PT50 0010 0000 5892 0750 0019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.