[weglot_switcher]

Contrariar Dortmund e Ajax para se qualificar. Quatro anos depois, Sporting CP regressa à Liga dos Campeões

Alemães e holandeses parecem ser as equipas que, em teoria, deverão lutar em conjunto com o campeão português, pelo apuramento neste grupo, com o Borussia de Dortmund como grande favorito a ganhar o Grupo C.
  • João Palhinha (15 milhões de euros)
15 Setembro 2021, 07h40

Após uma ausência de quatro anos, o Sporting CP regressa esta quarta-feira (às 20h00 no Estádio de Alvalade) no Grupo C da Liga dos Campeões num embate frente àquele que é, em teoria, o adversário direto dos ‘leões’ na luta pelo apuramento para a fase seguinte: o campeão holandês, Ajax de Amesterdão.

Os apostadores da Solverde defendem que, apesar das dificuldades, o cenário do Sporting “é mais favorável”: “É o terceiro favorito a vencer o Grupo C, com 17% de probabilidade de vencer, e consequentemente, é apontado como provável equipa a passar para a Liga Europa. Por outro lado, o Borussia Dortmund é um grande favorito a liderar o Grupo C – 64,5% de probabilidade – seguido do Ajax – 23,5% de probabilidade”.

Com a última participação na Liga dos Campeões em 2017/18, o plantel campeão nacional na época passada (e vencedor de uma Taça das Taças em 1963/64) apresenta um valor de mercado de 191,1 milhões de euros, segundo o site ‘Transfermarkt’. Do lado do Sporting CP, e após o fecho da janela de transferências de Verão, o reforço espanhol Pablo Sarabia (25 milhões), Pedro Gonçalves (22 milhões) e João Palhinha (21 milhões) perfilam-se como os futebolistas mais valiosos entre os jogadores treinados por Rúben Amorim.

Alemães e holandeses parecem ser as equipas que, em teoria, deverão lutar em conjunto com o campeão português, pelo apuramento neste grupo, com o Borussia de Dortmund como grande favorito a ganhar o Grupo C.

O vencedor de uma edição da Liga dos Campeões (em 1996/07, com Paulo Sousa a liderar o meio-campo) e de uma edição da extinta Taça das Taças é, sem surpresa, a equipa mais valiosa do grupo: 565,90 milhões. O monstro norueguês, Erling Haaland, de apenas 21 anos, é um dos jogadores mais valiosos de toda a competição: 130 milhões. O prodigioso médio centro inglês, Jude Bellingham, de 18 anos, apresenta uma avaliação de 55 milhões enquanto Raphael Guerreiro, o defesa-esquerdo campeão europeu por Portugal, de 27 anos, vale 40 milhões.

Longe do poderio de outros tempos, o campeão holandês, Ajax (avaliado em 343,20 milhões de euros), apresenta-se como o clube com mais troféus internacionais deste grupo: quatro vezes campeões europeus. O médio centro holandês Ryan Gravenberch, de apenas 19 anos, é o jogador mais valioso do Ajax com uma avaliação de 33 milhões de euros. André Onana, guarda-redes camaronês de 25 anos, é o segundo mais valioso (30 milhões) e David Neres, talentoso extremo direito brasileiro de 24 anos, fecha o pódio dos mais valiosos: 27 milhões.

O campeão turco, Besiktas (única equipa do grupo sem qualquer troféu internacional), é a equipa menos valiosa do grupo e uma das equipas da Liga dos Campeões com menor valor de mercado: 127,15 milhões, segundo o site ‘Transfermarkt’. O médio centro Miralem Pjanic, de 31 anos, é o mais valioso deste grupo: 20 milhões. O talentoso extremo Rachid Ghezzal, de 29 anos, está avaliado em 12 milhões e outro extremo, Cyle Larin (26 anos) apresenta um valor de mercado de 11 milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.