[weglot_switcher]

Contratar pais natais custa em média 165 euros, mas faltam profissionais em atividade

Segundo a plataforma Fixando, o número atual de profissionais em atividade ronda os mil, quando seriam necessários dois mil para fazer face aos pedidos de contratação. Apenas 38% das famílias portuguesas consegue contratar pais natais para festas.
27 Novembro 2024, 18h14

A quadra natalícia está cada vez mais próxima e com isso chegam os pedidos de famílias e empresas para contratar pais natais para as respetivas festas. A contratação de um pai natal subiu para um custo médio de 165 euros em 2024, num aumento de 25 euros face ao ano passado, segundo a plataforma Fixando.

No entanto, e de acordo com esta plataforma, existe uma escassez de pais natais para atender a todos os pedidos registados na Fixando. Até ao final do ano seriam necessários cerca dois mil profissionais em atividade, enquanto o número atual ronda os mil. Apenas 38% das famílias portuguesas consegue contratar pais natais para festas.

A maioria dos pedidos recebidos são para festas familiares (35%) e para festas de empresas (25%), com a restante procura a recair sobre festas de escola e serviços em comércio, com os distritos de Lisboa, Porto e Aveiro a liderarem a procura por estes serviços.

A procura por pais natais para a animação de eventos ou espaços comerciais continua a superar largamente a oferta disponível e a criar dificuldades na organização de festas familiares e corporativas, tendo verificado um aumento de 9%, face ao ano passado.

Alice Nunes, Diretora de Novos Negócios da Fixando, sublinha que “apesar de termos mais profissionais registados este ano, a procura por serviços de Pai Natal continua elevada, e muitas pessoas arriscam não conseguir contratar a tempo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.