“Conversas com Norte”. “Nordeste transmontano tem sido esquecido pelas políticas centralistas”

“Isto claramente vem ao encontro daquilo que tem sido até agora a atitude dos sucessivos Governos para com o território do nordeste transmontano, que tem sido sistematicamente esquecido pelas permanentes e sucessivas políticas centralistas”, lamentou Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança ao podcast do JE.

A propósito da venda da concessão das barragens da EDP à Engie, algo que afeta de forma indireta o município de Bragança, o presidente da autarquia, Hernâni Dias, considerou, em entrevista ao podcast “Conversas com Norte”, que este tipo de situação vem ao encontro das políticas centralistas que se fazem sentir por parte de “sucessivos Governos”.

“Isto claramente vem ao encontro daquilo que tem sido até agora a atitude dos sucessivos Governos para com o território do nordeste transmontano, que tem sido sistematicamente esquecido pelas permanentes e sucessivas políticas centralistas”, lamentou Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança ao podcast do JE.

A EDP concluiu, em 17 de dezembro, a venda por 2.200 milhões de euros de seis barragens na bacia hidrográfica do Douro a um consórcio de investidores formados pela Engie, Crédit Agricole Assurances e Mirova.

O negócio tem levado os partidos da oposição a lançar várias dúvidas, nomeadamente sobre o facto de a EDP não ter pagado o Imposto do Selo no valor de 110 milhões de euros.

Relacionadas

“Novela das barragens? Provavelmente, em Lisboa seria diferente”, lamenta presidente da Câmara de Bragança (com áudio)

Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, é o convidado do podcast “Conversas com Norte”, que poderá ouvir no site do JE e na ‘playlist’ do JE no Spotify. Nesta entrevista, o autarca aborda a venda polémica das barragens, as dificuldades impostas pela Covid e as medidas adotadas para mitigar o impacto da pandemia.
Recomendadas

“Conversas com Norte”. “Teremos 49 atividades em diversos formatos”, assegura responsável pela Porto Design Biennale

Raquel Pais, assistente de curadoria da Biennale, é a convidada do podcast “Conversas com Norte”, que poderá ouvir no site do JE e na ‘playlist’ do JE no Spotify. Nesta entrevista, esta responsável aborda o planeamento e objetivos da 2ª edição da Porto Design Biennale, que decorre nas cidades do Porto e Matosinhos, até 25 de julho.

“Conversas com Norte”. “Esperamos uma faturação na casa dos 35 milhões de euros este ano”, revela diretor da Bloco Gráfico

Eduardo Viana, diretor da Bloco Gráfico, empresa que pertence à Porto Editora distinguida recentemente pela APIGRAF, é o convidado do podcast “Conversas com Norte”. Nesta entrevista, revela que a quebra de 20% em 2020 deve dar lugar este ano a um crescimento da faturação para valores próximos dos 35 milhões de euros . Ouça a entrevista no site do JE e na ‘playlist’ do JE no Spotify.

“Conversas com Norte”. “Quebra de 13% não coloca em causa a sustentabilidade da empresa”, diz gestor da Soalheiro

Luís Cerdeira, enólogo e gestor da Quinta do Soalheiro, é o convidado do podcast “Conversas com Norte”. Nesta entrevista, revela que o aumento de 20% nas exportações compensou a quebra da faturação em 13%. A empresa, que tem o alvarinho como grande referência, aposta cada vez mais na diversificação mas também na sustentabilidade ambiental. Temas abordados neste entrevista que poderá ouvir no site do JE e na ‘playlist’ do JE no Spotify.
Comentários